Espanha mais perto da “nova normalidade”

8 de Junho 2020

As regiões espanholas mais povoadas, de Madrid e Barcelona, deram hoje mais um passo em direção à desejada “nova normalidade”, apesar de estarem mais atrasadas do que outras zonas no alívio ao confinamento em vigor para travar a covid-19.

Depois de quase três meses de confinamento, 48% da população espanhola (cerca de 23 milhões de pessoas) passa a partir de hoje à chamada “fase 2” do plano para acabar com as limitações em vigor, podendo-se realizar reuniões de até 15 pessoas e deixando de haver faixas horárias para se fazerem caminhadas ou exercícios físicos no exterior.

Acompanham as duas regiões com mais habitantes e mais ricas do país – Madrid e Barcelona – as de Lérida, as zonas metropolitanas norte e sul da Catalunha e toda a região de Castela e Leão, enquanto a Comunidade de Valência, Ceuta, Toledo, Cidade Real e Albacete se mantêm nesta mesma fase.

Durante a “fase dois” também passa a ser possível ir à praia, são abertas piscinas e ginásios com um limite de um terço da capacidade e são retomadas as visitas aos centros para deficientes e residências para idosos.

Os centros comerciais abrem com a sua capacidade limitada e os bares e restaurantes podem também passar a servir no seu interior, com um limite de capacidade de 40 %.

Por outro lado, os restantes 52% da população espanhola (cerca de 25 milhões de pessoas) passaram hoje à “fase três”, mais avançada: Galiza, La Rioja, País Basco, Astúrias, Cantábria, Extremadura, Múrcia, Navarra, Baleares, Andaluzia, Canárias, Cuenca, Guadalajara, Melilla e, na Catalunha, Alt Pirineu i Aran, Terres de l’Ebre e Camp de Tarragona.

A partir de agora, os presidentes destas comunidades autónomas recuperaram a sua “governação plena”: podem determinar se permitem a mobilidade entre as suas províncias e decidem quando chegar ao “novo normal”.

Na “fase três” as faixas horárias são totalmente eliminadas e são permitidos grupos de até 20 pessoas, com até 50 pessoas autorizadas a assistir aos velórios em espaços abertos e 25 em espaços fechados.

Casamentos e cultos religiosos são permitidos a 75% da capacidade (máximo 150 pessoas em áreas externas ou 75 pessoas em áreas internas), a capacidade das lojas é aumentada para 50%, assim como nos restaurantes e bares.

Cinemas, teatros, auditórios, recintos de circo e locais de entretenimento similares podem funcionar, desde que tenham lugares pré-atribuídos e não excedam metade da capacidade autorizada.

Os museus e salas de exposição têm de limitar a sua capacidade a 50% e as visitas de grupos são autorizadas até 20 pessoas.

O estado de emergência em vigor desde 15 de março último termina em 20 de junho próximo e até ao fim do mês todas as regiões deverão concluir a “fase três”, a tempo da abertura das fronteiras terrestres com Portugal e França a partir de 01 de julho, como voltou a ser confirmado no domingo pelo primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánchez.

A Espanha é um dos países mais atingidos pela covid-19 que, a nível global, segundo um balanço da agência de notícias AFP, já provocou mais de 402 mil mortos e infetou mais de sete milhões de pessoas em 196 países e territórios.

Os Estados Unidos são o país com mais mortos (110.514) e mais casos de infeção confirmados (mais de 1,9 milhões).

Seguem-se o Reino Unido (40.542 mortos, mais de 286 mil casos), o Brasil (37.312 mortes, mais de 685 mil casos), a Itália (33.899 mortos, quase 235 mil casos), a França (29.155 mortos, quase 191 mil casos) e a Espanha (27.136 mortos, mais de 241 mil casos).

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Maioria dos médicos já atingiu as 150 horas extras nas urgências

A Federação Nacional dos Médicos (Fnam) avançou esta sexta-feira que a esmagadora maioria dos médicos que faz urgência já atingiu as 150 horas extraordinárias obrigatórias, reclamando “respostas rápidas”, porque “já pouco falta para o verão” e as urgências continuam caóticas.

Ordem convida URIPSSA e URMA para debater situação dos enfermeiros das IPSS

A Secção Regional da Região Autónoma dos Açores da Ordem dos Enfermeiros (SRRAAOE) formalizou esta semana um convite no sentido de requerer uma reunião conjunta entre a Ordem dos Enfermeiros, a União Regional das Instituições Particulares de Solidariedade Social dos Açores e a União Regional das Misericórdias dos Açores.

SIM diz que protocolo negocial com tutela será assinado em maio

O Sindicato Independente dos Médicos (SIM) anunciou esta sexta-feira que o protocolo para iniciar as negociações com o Governo será assinado em maio, esperando que ainda este ano se concretize um calendário de melhoria das condições de trabalho dos médicos.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights