OCDE indica aumento recorde da taxa de desemprego em abril

9 de Junho 2020

A taxa de desemprego na Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) aumentou 2,9 pontos percentuais em abril para 8,4%, refletindo o impacto das medidas de confinamento adotadas na sequência da pandemia de Covid-19.

Em março, a taxa de desemprego tinha sido de 5,5%.

De acordo com a OCDE, o número de pessoas desempregadas subiu 18,4 milhões para 55 milhões em abril, com os EUA a serem os principais responsáveis por esta subida, com mais 15,9 milhões de desempregados.

A taxa de desemprego subiu mais entre as mulheres do que os homens nos países da OCDE, aumentando 3,3 pontos percentuais em abril, para 9,1%, o que compara com uma subida de 2,6 pontos percentuais, para 7,9%, entre os homens.

Os jovens (entre os 15 e os 24 anos) foram particularmente afetados pela crise segundo a OCDE, com a taxa de desemprego a aumentar 5,5 pontos percentuais para 17,6%, que compara com a subida de 2,7 pontos percentuais nos adultos.

A organização sinaliza, no entanto, que existem diferenças significativas entre os países da OCDE.

Na zona euro, o desemprego subiu para os 7,3% dos 7,1% em março e no Japão para 2,6% dos 2,5%. No Canadá aumentou para os 13%, dos 7,8% de março, na Colômbia para 19,9% (dos 12,2%) e nos EUA para os 14,7%, o nível mais elevado da série iniciada em janeiro de 1948, dos 4,4% registados em março.

Dados preliminares de maio referem ainda que o desemprego continuou a subir no Canadá (para 13,7%), mas desceu 1,4 pontos percentuais para 13,3% nos EUA.

A pandemia de Covid-19 já provocou mais de 404 mil mortos e infetou mais de sete milhões de pessoas em 196 países e territórios, segundo o balanço feito pela agência francesa AFP.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Depois de a Europa ter sucedido à China como centro da pandemia em fevereiro, o continente americano passou a ser o que tem mais casos confirmados, embora com menos mortes.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

ERS: entraves à vacinação de viajantes são ilegais

A Entidade Reguladora da Saúde (ERS) emitiu ontem um alerta de supervisão, reforçando a importância do acesso à vacinação para viajantes nos Centros de Vacinação Internacional do Serviço Nacional de Saúde (SNS)

DGS e GNR juntas para promover a saúde e segurança dos idosos

A Direção-Geral da Saúde (DGS) e a Guarda Nacional Republicana (GNR) assinaram hoje um protocolo nacional de promoção de saúde e segurança junto da população idosa, visando a “diminuição do sentimento de isolamento” no verão e no inverno.

Médicos e Farmacêuticos desavindos quanto à direção de serviços de Patologia Clínica

A Ordem dos Médicos e a Ordem dos Farmacêuticos não se entendem quanto à qualificação dos profissionais que podem assegurar a direção dos laboratórios de análises clínicas dos hospitais. A Ordem dos Médicos defende que só médicos especialistas em patologia clínica. A Ordem dos Farmacêuticos denuncia que os farmacêuticos analistas clínicos estão a ser discriminados

Prazo de Validade das Receitas para Vacinas Contra a Gripe prolongado até Dezembro de 2024

No âmbito das medidas de Saúde Pública e visando facilitar o acesso à vacinação, o Gabinete da Secretária de Estado da Saúde emitiu o Despacho n.º 8435/2024, que determina que as receitas médicas prescritas exclusivamente para vacinas contra a gripe, para a época sazonal de 2024/2025, emitidas a partir de 1 de julho de 2024, serão válidas até 31 de dezembro de 2024.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights