Partidos elogiam enfermeiros e concordam com valorização da carreira

19 de Junho 2020

Todos os partidos com assento parlamentar concordaram hoje que é importante valorizar a carreira profissional dos enfermeiros, no dia em que foram debatidas iniciativas legislativas e duas petições sobre a matéria.

Todos os partidos com assento parlamentar concordaram hoje que é importante valorizar a carreira profissional dos enfermeiros, no dia em que foram debatidas iniciativas legislativas e duas petições sobre a matériaNo âmbito das duas petições, BE, PCP e CDS-PP apresentaram projetos de lei, tendo o deputado do BE Moisés Ferreira afirmado que havendo tantos elogios aos enfermeiros impõe-se que todas as bancadas aprovem os projetos em discussão.

As duas petições, cada uma com cerca de oito mil assinaturas, pedem a valorização da carreira especial de enfermagem e a revisão do processo de descongelamento de progressões.

Nas intervenções em plenário os partidos apoiaram as reivindicações, com a deputada Telma Guerreiro, do partido que sustenta o Governo, o PS, afirmado que “reivindicar para melhorar as carreiras profissionais será sempre uma luta legítima”.

“Concordamos completamente com a reivindicação no que se refere à justa transição para a categoria dos enfermeiros especialistas, dos enfermeiros em cargos de chefia e direção. Concordamos com a importância de resolver esta lacuna da lei garantindo assim uma justiça para estes profissionais”, disse a deputada socialista, afirmando também que “nesta fase” não é possível “responder positivamente a todas as propostas” nos processos de valorização de carreiras.

“Confirmamos que vai ser dado mais um passo na melhoria da valorização dos profissionais”, assegurou ainda a deputada.

A importância da enfermagem foi salientada pelos deputados lembrando o trabalho dos profissionais em tempo de pandemia de covid-19, com a oposição a referir depois que o Governo impôs uma carreira aos profissionais e rompeu negociações com os representantes dos trabalhadores.

“O Governo decidiu fazer uma revisão unilateral na carreira de enfermagem e introduziu injustiças intoleráveis, sem nenhum acordo com os profissionais, mexendo na carreira e na maior parte dos casos para pior, impôs quotas para a progressão na categoria de enfermeiro especialista, fez desaparecer todos os pontos dos profissionais, impossibilitando a sua progressão”, disse o deputado Moisés Ferreira, lamentando as “regras de transição injustas” de enfermeiros especialistas.

Por isso o partido apresentou projetos de lei para que haja “transições justas”, que sejam contados todos os “pontos de serviço para efeitos de progressão na carreira” e que acabem as barreiras a essa progressão.

Paula Santos, do PCP, referiu-se às mesmas injustiças e frisou que não basta dizer que se valoriza o trabalho dos enfermeiros, sendo necessário valorizar carreiras, garantir condições de trabalho e valorizar os direitos dos trabalhadores. As propostas do PCP, disse, vão nesse sentido.

O CDS-PP, outro partido a apresentar um projeto de lei, disse também, pela voz da deputada Ana Rita Bessa, que o Governo não reconhece as contestações dos enfermeiros nem retoma o processo negocial, ainda que caiba ao executivo solucionar o problema que criou.

A propósito das duas petições o PAN e o PSD apresentaram projetos de resolução nos quais pedem ao Governo que retome as negociações com os representantes dos trabalhadores e “medidas concretas”.

Na manhã de hoje cerca de 40 dirigentes do Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP) concentraram-se em frente do Parlamento para apelar aos deputados para que aprovem as iniciativas legislativas com vista à “justa contagem dos pontos” para efeitos de progressão na carreira.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Abertas candidaturas para o Prémio Grünenthal Dor 2023

A Fundação Grünenthal premeia anualmente trabalhos de investigação clínica ou básica, a quem atribui um prémio no valor de 7500 euros. O período de apresentação de candidaturas decorrerá até 30 de maio de 2024.

ULSVDL adota solução inovadora para gestão e rastreabilidade do instrumental cirúrgico

No âmbito da candidatura ao Sistema de Apoio à Modernização Administrativa (SAMA) “DIR@2020 – Desmaterializar, Integrar e Robotizar”, a Unidade de Reprocessamento de Dispositivos Médicos (URDM) da Unidade Local de Saúde Viseu Dão Lafões (ULSVDL) deu um passo importante para otimizar os seus processos, ao implementar uma solução de gestão e rastreabilidade do instrumental cirúrgico

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights