Fábrica de máscaras FFP2 “nasce” em Alcácer do Sal para servir mercado interno

1 de Julho 2020

Uma unidade de produção de máscaras FFP2 está a ser instalada em Alcácer do Sal, no distrito de Setúbal, num investimento português de 700 mil euros para servir o mercado interno, divulgaram esta quarta-feira os promotores.

A fábrica, localizada na zona industrial em Castelo de Arêz, no concelho de Alcácer do Sal, vai começar a produzir em agosto deste ano e poderá “tornar-se na única unidade do género em todo o país”, indicaram à agência Lusa os responsáveis da empresa.

“Vamos ser, possivelmente, a única fábrica com uma linha de produção de máscaras de proteção tipo FFP2 em Portugal e o material para este equipamento vai ser adquirido a uma empresa portuguesa que importa de vários sítios da Europa”, explicaram os investidores.

O projeto, que recebeu financiamento comunitário, na ordem dos 85%, incluiu a aquisição de um armazém, a sua adaptação e a instalação de maquinaria “importada da China” para a produção de “50 mil máscaras a cada oito horas, se tiver matéria-prima suficiente”, adiantou a empresa.

As máscaras FFP2, indicam os responsáveis, “não têm plástico, nem respirador” e garantem “um nível de proteção de cerca de 90%”, sendo “considerado pela legislação, que está desatualizada, como equipamento de proteção individual (EPI)”.

“A nossa legislação está desadequada ao momento que atravessamos, com a pandemia de Covid-19, porque estas máscaras não eram consideradas essenciais para os hospitais e neste momento são extremamente essenciais”, sublinhou.

Um dos desafios “será a exportação”, mas para já a produção será “para o consumo interno”, como clínicas e hospitais.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Ana Santos Almeida: ‘avançar na promoção da saúde da mulher

Em entrevista exclusiva ao Healthnews, a Professora Ana Santos Almeida revela como o projeto AGEWISE revoluciona a compreensão da menopausa, explorando a interação entre o microbioma intestinal e as hormonas sexuais. Com o uso de Inteligência Artificial, o projeto promove intervenções personalizadas para melhorar a saúde das mulheres durante o envelhecimento.

Confiança: o pilar da gestão de crises na Noruega

A confiança foi essencial na gestão da pandemia pela Noruega, segundo o professor Øyvind Ihlen. Estratégias como transparência, comunicação bidirecional e apelo à responsabilidade coletiva podem ser aplicadas em crises futuras, mas enfrentam desafios como polarização política e ceticismo.

Cortes de Ajuda Externa Aumentam Risco de Surto de Mpox em África

O corte drástico na ajuda externa ameaça provocar um surto massivo de mpox em África e além-fronteiras. Com sistemas de testagem fragilizados, menos de 25% dos casos suspeitos são confirmados, expondo milhões ao risco enquanto especialistas alertam para a necessidade urgente de políticas nacionais robustas.

Audição e Visão Saudáveis: Chave para o Envelhecimento Cognitivo

Um estudo da Universidade de Örebro revela que boa audição e visão podem melhorar as funções cognitivas em idosos, promovendo independência e qualidade de vida. Intervenções como aparelhos auditivos e cirurgias oculares podem retardar o declínio cognitivo associado ao envelhecimento.

Défice de Vitamina K Ligado a Declínio Cognitivo

Um estudo da Universidade Tufts revela que a deficiência de vitamina K pode intensificar a inflamação cerebral e reduzir a neurogénese no hipocampo, contribuindo para o declínio cognitivo com o envelhecimento. A investigação reforça a importância de uma dieta rica em vegetais verdes.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights