Seis distritos do continente em risco extremo de exposição aos raios UV

3 de Julho 2020

Seis distritos de Portugal continental apresentam esta sexta-feira um risco extremo de exposição à radiação ultravioleta (UV) e o resto do país está com níveis muito elevados, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Em risco extremo estão os distritos de Guarda, Santarém, Portalegre, Setúbal, Évora e Beja.

Para estes distritos, o IPMA recomenda que se evite o mais possível a exposição ao sol.

Ainda no continente, os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Vila Real, Bragança, Viseu, Coimbra, Aveiro, Leiria, Lisboa, Castelo Branco e Faro apresentam risco muito elevado de exposição à radiação UV.

Os arquipélagos da Madeira e dos Açores (com exceção da ilha das Flores que está com risco elevado) estão hoje com níveis muito elevados.

Para as regiões com risco muito elevado, o IPMA aconselha a utilização de óculos de sol com filtro UV, chapéu, ‘t-shirt’, guarda-sol, protetor solar e evitar a exposição das crianças ao Sol.

O cálculo é feito com base nos valores observados às 13:00 de cada dia relativamente à temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Isabel de Santiago: servir sem barreiras na saúde

Em entrevista ao HealthNews após receber o 1º Prémio do Concurso de Ideias – Literacia sobre o SNS da Fundação para a Saúde, Isabel de Santiago — docente da Faculdade de Medicina de Lisboa e criadora do “Minuto Azul Saúde” — desvenda como o programa superou barreiras institucionais e pressões setoriais para democratizar a literacia médica e da população em geral, o seu público de excelência. Com linguagem acessível e parcerias como o Infarmed e a RTP, o projeto atinge populações vulneráveis em Portugal, África e diásporas, priorizando o cidadão sobre interesses comerciais. “Servir, nunca servir-nos”, define a investigadora.

MAIS LIDAS

Share This