Plataforma de apoio à telemedicina da Philips ganha força nos sistemas de saúde

14 de Julho 2020

A Royal Philips, líder mundial em tecnologia da saúde, anunciou esta terça-feira a expanção da oferta da plataforma IIT (Innovative Imaging Technologies) Reacts. A plataforma “tira partido de tecnologias inovadoras como a realidade aumentada para orientação virtual remota, supervisão e formação” de profissionais de saúde e pacientes. Para os especialistas as novas tecnologias podem ser “valiosas” no contexto atual de pandemia.       

De acordo com o responsável pela unidade de negócios de Ultrassom da Philips, Bich Le, é essencial a disponibilização de tecnologias inovadoras que permitam aumentar a precisão dos diagnósticos, agilizando, ainda, os fluxos de trabalho dos profissionais de saúde.

Bich Le defende que “com as ferramentas interativas exclusivas da plataforma Reacts podemos oferecer soluções especializadas seguras e a formação e suporte necessários para que os médicos tomem decisões de diagnóstico precisas e definitivas de forma eficaz e eficiente. Isto permitirá intensificar o nosso compromisso com os pacientes que servimos hoje, para além de alargar o acesso à imagiologia para novos utilizadores e casos de estudo.”

A plataforma Reacts já foi implementada em mais de 80 países, tanto em ambiente clínico, como educacional. Os especialistas garantem que a plataforma “permite que os profissionais de saúde interajam remotamente e de forma dinâmica numa vasta gama de aplicações, desde teleconsultas, mensagens seguras, tratamento remoto de feridas, tele-ultrassons, assistência telecirúrgica interativa e supervisão remota de procedimentos.”

Tendo em conta a necessidade “clara e premente de colaboração e comunicação remota segura entre profissionais de saúde e pacientes” a Reacts surge como resposta aos atuais desafios dos serviços de saúde. Para o Dr. Yanick Beaulieu, Responsável de Clinical Science da Philips Ultrassom, “ao implementar esta plataforma de colaboração interativa nas soluções de tecnologia de saúde da Philips, podemos mudar os modelos de atendimento ao paciente, alargar os recursos de telessaúde e acelerar globalmente o desenvolvimento tecnológico da colaboração virtual”.

A philips assegura que a plataforma está integrada, desde 2018, na solução de ultrassom portátil Lumify da Philips, permitindo que os utilizadores partilhem remotamente a transmissão direta do ultrassom através de um dispositivo Lumify com um colega que esteja num dispositivo móvel, tablet ou computador. A utilização destas ferramentas permite que ambas as partes visualizem simultaneamente a imagem do ultrassom, bem como o fluxo de vídeo da webcam, podendo dar um feedback em tempo real.

“O Lumify aliado à plataforma Reacts provou ser uma ferramenta valiosa para instituições de ensino, estudantes de medicina e médicos residentes, prestadores de EMS com longos períodos de trânsito, prestadores de ajuda em acidentes, hospitais com clínicas satélite e clínicos que procuram colaboração entre colegas para orientação e formação virtual.”

Os especialistas garantem que o sistema Lumify com Reacts pode ainda fornecer informações “valiosas de diagnóstico” aos profissionais de saúde da linha de frente, para gerir complicações pulmonares e cardíacas relacionadas com a Covid-19. Para além disso, ao permitir a comunicação remota, a plataforma Reacts reduz a necessidade de interação física e, por isso, pode ajudar a minimizar o risco de transmissão de vírus entre as equipas médicas.

“Durante a pandemia da Covid-19, a Philips também atingiu bons resultados utilizando a Reacts para dar suporte durante procedimentos de terapia guiada por imagem, ajudando remotamente os médicos a diagnosticar e tratar de pacientes com doença arterial coronária e outras doenças cardiovasculares. A Philips irá agora expandir ainda mais a Reacts no seu portfólio de Diagnóstico e Tratamento.”

PR/HN/Vaishaly Camões

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Produtos para cabelo retirados do mercado após alerta da DECO

A L’Oréal Portugal retirou do mercado nacional todas as unidades da gama de cuidados para o cabelo ‘Hair Booster’ da marca Fructis parecidas com saquetas de fruta para crianças, após uma denúncia da DECO e intervenção do Infarmed

Presidente do INEM diz ter condições para continuar no cargo

O presidente do INEM afirmou hoje que sente ter condições para continuar no cargo e assegurou aos deputados que pretende continuar a trabalhar na resolução dos problemas de fundo do instituto “até ao último dia”.

MAIS LIDAS

Share This