Plataforma de apoio à telemedicina da Philips ganha força nos sistemas de saúde

14 de Julho 2020

A Royal Philips, líder mundial em tecnologia da saúde, anunciou esta terça-feira a expanção da oferta da plataforma IIT (Innovative Imaging Technologies) Reacts. A plataforma “tira partido de tecnologias inovadoras como a realidade aumentada para orientação virtual remota, supervisão e formação” de profissionais de saúde e pacientes. Para os especialistas as novas tecnologias podem ser “valiosas” no contexto atual de pandemia.       

De acordo com o responsável pela unidade de negócios de Ultrassom da Philips, Bich Le, é essencial a disponibilização de tecnologias inovadoras que permitam aumentar a precisão dos diagnósticos, agilizando, ainda, os fluxos de trabalho dos profissionais de saúde.

Bich Le defende que “com as ferramentas interativas exclusivas da plataforma Reacts podemos oferecer soluções especializadas seguras e a formação e suporte necessários para que os médicos tomem decisões de diagnóstico precisas e definitivas de forma eficaz e eficiente. Isto permitirá intensificar o nosso compromisso com os pacientes que servimos hoje, para além de alargar o acesso à imagiologia para novos utilizadores e casos de estudo.”

A plataforma Reacts já foi implementada em mais de 80 países, tanto em ambiente clínico, como educacional. Os especialistas garantem que a plataforma “permite que os profissionais de saúde interajam remotamente e de forma dinâmica numa vasta gama de aplicações, desde teleconsultas, mensagens seguras, tratamento remoto de feridas, tele-ultrassons, assistência telecirúrgica interativa e supervisão remota de procedimentos.”

Tendo em conta a necessidade “clara e premente de colaboração e comunicação remota segura entre profissionais de saúde e pacientes” a Reacts surge como resposta aos atuais desafios dos serviços de saúde. Para o Dr. Yanick Beaulieu, Responsável de Clinical Science da Philips Ultrassom, “ao implementar esta plataforma de colaboração interativa nas soluções de tecnologia de saúde da Philips, podemos mudar os modelos de atendimento ao paciente, alargar os recursos de telessaúde e acelerar globalmente o desenvolvimento tecnológico da colaboração virtual”.

A philips assegura que a plataforma está integrada, desde 2018, na solução de ultrassom portátil Lumify da Philips, permitindo que os utilizadores partilhem remotamente a transmissão direta do ultrassom através de um dispositivo Lumify com um colega que esteja num dispositivo móvel, tablet ou computador. A utilização destas ferramentas permite que ambas as partes visualizem simultaneamente a imagem do ultrassom, bem como o fluxo de vídeo da webcam, podendo dar um feedback em tempo real.

“O Lumify aliado à plataforma Reacts provou ser uma ferramenta valiosa para instituições de ensino, estudantes de medicina e médicos residentes, prestadores de EMS com longos períodos de trânsito, prestadores de ajuda em acidentes, hospitais com clínicas satélite e clínicos que procuram colaboração entre colegas para orientação e formação virtual.”

Os especialistas garantem que o sistema Lumify com Reacts pode ainda fornecer informações “valiosas de diagnóstico” aos profissionais de saúde da linha de frente, para gerir complicações pulmonares e cardíacas relacionadas com a Covid-19. Para além disso, ao permitir a comunicação remota, a plataforma Reacts reduz a necessidade de interação física e, por isso, pode ajudar a minimizar o risco de transmissão de vírus entre as equipas médicas.

“Durante a pandemia da Covid-19, a Philips também atingiu bons resultados utilizando a Reacts para dar suporte durante procedimentos de terapia guiada por imagem, ajudando remotamente os médicos a diagnosticar e tratar de pacientes com doença arterial coronária e outras doenças cardiovasculares. A Philips irá agora expandir ainda mais a Reacts no seu portfólio de Diagnóstico e Tratamento.”

PR/HN/Vaishaly Camões

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

ANDAR Celebra 30 Anos de Apoio aos Doentes com Artrite Reumatóide

A ANDAR celebra 30 anos de dedicação aos doentes com Artrite Reumatóide no Dia Nacional do Doente, a 5 de abril. A associação promove eventos em Lisboa para reforçar o apoio aos pacientes e divulga avanços terapêuticos nas suas Jornadas Científicas.

Daniel Gaio Simões Assume Liderança da Bayer Portugal

Daniel Gaio Simões é o novo Country Head da Bayer Portugal, sucedendo a Marco Dietrich. Com uma carreira sólida na indústria farmacêutica e regulamentação, assume a liderança num momento de reorganização global da Bayer, integrando o cluster ibérico sob Jordi Sanchez

SNS Abre 200 Vagas para Progressão na Carreira Farmacêutica

O Serviço Nacional de Saúde (SNS) vai abrir 200 vagas para progressão na carreira farmacêutica, incluindo 50 para avaliadores séniores e 150 para avaliadores. A medida integra um acordo entre o Ministério da Saúde e o Sindicato dos Farmacêuticos, com revisão salarial e integração de residentes.

Congresso Update em Medicina Reconhece Excelência Social

Dois projetos inovadores que promovem o acesso à saúde para mulheres migrantes e pessoas sem-abrigo foram distinguidos com o Prémio Fratelli Tutti 2025. As iniciativas já estão a transformar vidas e serão celebradas no Congresso Update em Medicina, de 30 de abril a 2 de maio, em Coimbra.

Workshop sobre Neurodesenvolvimento no Hospital CUF Viseu

O Hospital CUF Viseu acolhe, a 17 de maio de 2025, um workshop dedicado às perturbações do neurodesenvolvimento. O evento visa capacitar profissionais de saúde para o diagnóstico e tratamento de condições como PHDA e PEA, promovendo cuidados integrados e personalizados.

Investigação nacional destaca potencial das microalgas

Cientistas portugueses descobriram que a microalga Dunaliella salina, cultivada em Portugal, possui compostos capazes de bloquear enzimas relacionadas à inflamação e digestão de açúcares. Com forte ação antioxidante, esta alga surge como alternativa natural para combater diabetes e inflamações.

ULS Entre Douro e Vouga Realiza Primeiro Ensaio Clínico Inovador para Esclerose Múltipla

A Unidade Local de Saúde de Entre Douro e Vouga (ULSEDV) deu início à sua atividade em ensaios clínicos precoces com a realização do primeiro estudo de Fase I para um tratamento inovador da Esclerose Múltipla. Este marco coloca a unidade entre os poucos hospitais em Portugal com capacidade para conduzir investigações clínicas desta natureza.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights