Banco do Japão prevê prevê uma queda no PIB de 4,7% em 2020

15 de Julho 2020

O Banco do Japão (BOJ) prevê uma contração da economia nipónica de 4,7% em 2020, devido à crise provocada pela pandemia da covid-19, anunciou hoje a instituição.

No relatório trimestral sobre as previsões económicas do país, agora divulgado, o banco estimou também que o índice de preços ao consumidor (IPC) do Japão continue “negativo”, por causa da crise sanitária e da queda dos preços do petróleo.

“A economia do Japão tem estado numa situação extremamente grave devido ao impacto da covid-19 a nível interno e externo”, escreveu o banco central japonês, dando conta de uma queda “substancial” nas exportações e na produção industrial.

No relatório anterior, publicado em abril, o BOJ previa uma contração do Produto Interno Bruto (PIB) entre 3% e 5%.

Embora o banco anteveja uma retoma gradual da economia japonesa a partir do segundo semestre do ano, com a abertura das atividades económicas e medidas de estímulo do governo, “espera-se que o ritmo de melhoria seja apenas moderado, enquanto o impacto da covid-19 se mantiver no mundo”, alertou.

A instituição prevê que o PIB do Japão cresça 3,3% em 2021.

O Banco do Japão salientou que as previsões agora divulgadas “são incertas”, e avisou que podem vir a mudar, em função do impacto da crise sanitária na economia nacional e estrangeira.

As medidas para combater a pandemia paralisaram setores inteiros da economia mundial e levaram o Fundo monetário Internacional (FMI) a fazer previsões sem precedentes nos seus quase 75 anos: a economia mundial poderá cair 3% em 2020, arrastada por uma contração de 5,9% nos Estados Unidos, de 7,5% na zona euro e de 5,2% no Japão.

Para Portugal, a Comissão Europeia prevê que a economia recue 9,8% do PIB em 2020, uma contração acima da anterior projeção de 6,8% e da estimada pelo Governo português, de 6,9%.

A pandemia de covid-19 já provocou mais de 574 mil mortos e infetou quase 13,2 milhões de pessoas em 196 países e territórios, segundo um balanço feito pela agência de notícias France-Presse (AFP).

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

NR/HN/LUSA

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Fundador da Joaquim Chaves Saúde morre aos 94 anos

O farmacêutico Joaquim Chaves, fundador da Joaquim Chaves Saúde, morreu hoje aos 94 anos, anunciou o grupo, afirmando que foi “referência incontornável na área da saúde” em Portugal.

Portugal registou 120 novos casos de VIH em 2023

Portugal registou 924 novos casos de infeção por VIH em 2023, mais 120 do que no ano anterior, com o diagnóstico a ocorrer maioritariamente em homens, indica o relatório “Infeção por VIH em Portugal 2024” divulgado hoje.

Sónia Dias: “Ciência da Implementação pode ser catalisador para adoção de políticas baseadas em evidências”

Numa entrevista exclusiva ao Healthnews, Sónia Dias, Diretora da Escola Nacional de Saúde Pública da Universidade NOVA de Lisboa (ENSP NOVA), destaca a criação do Knowledge Center em Ciência da Implementação e o lançamento da Rede Portuguesa de Ciência da Implementação como iniciativas estratégicas para “encontrar soluções concretas, promover as melhores práticas e capacitar profissionais e organizações para lidarem com os desafios complexos da saúde”

MAIS LIDAS

Share This