SRCOM realça recetividade dos portugueses sobre recomendações de cuidados de saúde

3 de Agosto 2020

A Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos (SRCOM) realizou na tarde do dia 1 de agosto, em Oliveira do Hospital, a primeira ação de sensibilização no âmbito da campanha #RespeitoPelaVida. A ação demonstrou a recetividade “muito positiva” por parte da população para ouvirem recomendações de saúde.

Na Praia Fluvial de São Sebastião da Feira, a equipa de voluntários partilhou com a população as recomendações da Direção-Geral da Saúde (DGS) relativas às boas práticas de saúde pública e à adoção de comportamentos seguros para combater a Covid-19, neste caso em particular no contexto de férias e de usufruto das praias.

O presidente da SRCOM, Carlos Cortes considera que a “recetividade das pessoas para ouvirem as recomendações de saúde” foi muito positiva e destacou “a disponibilidade dos presentes para divulgarem os conselhos junto da sua rede de proximidade”.

Neste sentido, o presidente da SRCOM faz um balanço muito positivo desta ação de sensibilização. “Esta é uma campanha de todos. Dos médicos, das autoridades, de todos os cidadãos. É encorajador constatar a abertura das pessoas para partilharam a importância do cuidado e da prevenção”, afirmou.

A campanha #RespeitoPelaVida decorreu em parceria com a Administração Regional de Saúde (ARS) do Centro, a Câmara Municipal de Oliveira do Hospital e o Agrupamento dos Centros de Saúde (ACES) do Pinhal Interior Norte – Unidade de Saúde Pública.

A próxima ação de sensibilização da campanha #RespeitoPelaVida realiza-se no dia 8 de agosto no concelho de Seia, distrito da Guarda.

PR/HN/Vaishaly Camões

 

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Ana Santos Almeida: ‘avançar na promoção da saúde da mulher

Em entrevista exclusiva ao Healthnews, a Professora Ana Santos Almeida revela como o projeto AGEWISE revoluciona a compreensão da menopausa, explorando a interação entre o microbioma intestinal e as hormonas sexuais. Com o uso de Inteligência Artificial, o projeto promove intervenções personalizadas para melhorar a saúde das mulheres durante o envelhecimento.

Confiança: o pilar da gestão de crises na Noruega

A confiança foi essencial na gestão da pandemia pela Noruega, segundo o professor Øyvind Ihlen. Estratégias como transparência, comunicação bidirecional e apelo à responsabilidade coletiva podem ser aplicadas em crises futuras, mas enfrentam desafios como polarização política e ceticismo.

Cortes de Ajuda Externa Aumentam Risco de Surto de Mpox em África

O corte drástico na ajuda externa ameaça provocar um surto massivo de mpox em África e além-fronteiras. Com sistemas de testagem fragilizados, menos de 25% dos casos suspeitos são confirmados, expondo milhões ao risco enquanto especialistas alertam para a necessidade urgente de políticas nacionais robustas.

Audição e Visão Saudáveis: Chave para o Envelhecimento Cognitivo

Um estudo da Universidade de Örebro revela que boa audição e visão podem melhorar as funções cognitivas em idosos, promovendo independência e qualidade de vida. Intervenções como aparelhos auditivos e cirurgias oculares podem retardar o declínio cognitivo associado ao envelhecimento.

Défice de Vitamina K Ligado a Declínio Cognitivo

Um estudo da Universidade Tufts revela que a deficiência de vitamina K pode intensificar a inflamação cerebral e reduzir a neurogénese no hipocampo, contribuindo para o declínio cognitivo com o envelhecimento. A investigação reforça a importância de uma dieta rica em vegetais verdes.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights