Creches cabo-verdianas recebem ‘kits’ de higienização em ação com Unicef

14 de Agosto 2020

Um total de 74 creches cabo-verdianas vão receber 'kits' de higienização e de proteção individual, no quadro do combate à Covid-19, projeto envolvendo o Estado e o Unicef, abrangendo 1.700 crianças desfavorecidas, foi esta sexta-feira anunciado.

Segundo informação governamental, o projeto arranca simbolicamente esta manhã, com a entrega dos ‘kits’ no Jardim Infantil Sorriso, da Liga Nazarena, na cidade da Praia, mas ao todo envolve instituições de cinco ilhas de Cabo Verde e um financiamento de 2,5 milhões de escudos (22.500 euros).

A ação é promovida pela Direção-Geral de Inclusão social, enquanto órgão regulador e gestor da Rede Nacional de Creches, em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef, na sigla em inglês), segundo o plano de trabalho anual definido entre as duas instituições.

“O objetivo desta entrega é reforçar a higienização desses espaços e reduzir os riscos de contágio e disseminação da Covid-19”, explicou fonte do Governo cabo-verdiano, acrescentando que a medida vai beneficiar creches e instituições do ensino pré-escolar geridos por organizações não-governamentais, confissões religiosas, autarquias e instituições privadas dos concelhos da Praia, São Domingos e Santa Cruz (ilha de Santiago), bem como das ilhas do Sal, São Vicente, São Nicolau e Santo Antão.

“Cobrindo cerca de 1.700 crianças provenientes de famílias vulneráveis”, explicou ainda a fonte.

Como critérios para a distribuição destes ‘kits’, além de serem instituições acreditadas pelo Ministério da Família e da Inclusão Social, foi estabelecida a obrigatoriedade de estarem localizadas em zonas periféricas dos centros das cidades e prestarem cuidados a crianças “socioeconomicamente vulneráveis”.

No último ano letivo (2019/20), cujas aulas presencias terminaram em março, para travar a progressão da Covid-19, Cabo Verde contava com cerca de 12.000 crianças no ensino pré-escolar.

Cabo Verde registava ao final do dia 13 de julho um acumulado total de 3.073 casos de Covid-19 diagnosticados desde 19 de março, com 33 óbitos.

A pandemia de Covid-19 já provocou mais de 750 mil mortos e infetou quase 21 milhões de pessoas em 196 países e territórios, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

APDP apresenta projeto “Comer Melhor, Viver Melhor” no Parlamento Europeu

Uma alimentação que privilegie um maior consumo de produtos vegetais, quando planeada equilibradamente, pode contribuir para melhorar os resultados em saúde nas pessoas com diabetes tipo 2, evidencia o projeto “Comer Melhor, Viver Melhor”, apresentado pela APDP no Parlamento Europeu no passado dia 18 de abril.

SIM recebeu 65 candidaturas às Bolsas Formativas

O Sindicato Independente dos Médicos (SIM) anunciou hoje que recebeu 65 candidaturas às Bolsas Formativas para apoio à frequência de cursos habilitadores à Competência em Gestão dos Serviços de Saúde.

Abertas inscrições para as jornadas ERS

A Entidade Reguladora da Saúde (ERS) vai realizar no próximo dia 23 de maio a terceira edição das Jornadas ERS – Direitos e Deveres dos Utentes dos Serviços de Saúde. As inscrições já se encontram abertas.

CUF assegura cuidados de saúde a atletas do Rio Maior Sports Centre

A CUF e a DESMOR celebraram um protocolo de cooperação que assegura a articulação do acesso dos atletas em treino no Rio Maior Sports Centre a cuidados de saúde nos hospitais e clínicas CUF. O acordo foi formalizado a 30 de abril no Centro de Estágios de Rio Maior.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights