Biblioteca Municipal da Guarda retoma programação em setembro

28 de Agosto 2020

A Biblioteca Municipal da Guarda retoma a programação em setembro, com atividades que visam “a promoção do livro e da leitura, bem como a facilitação do acesso à informação, à cultura, à educação, ao lazer e à criatividade”.

Segundo o município da Guarda, após “um longo período pandémico de distanciamento social e de isolamento, devido ao perigo de contágio por Covid-19”, é tempo de, aos poucos, e com regras determinadas pela Direção-Geral da Saúde, a Biblioteca Municipal Eduardo Lourenço (BMEL) “recuperar a ‘normalidade’ do dia a dia”, com a habitual programação de atividades.

A agenda da BMEL para os meses de setembro e de outubro inclui, entre outros momentos, apresentações de livros, exposições, ‘workshops’, sessões de mediação da leitura, leituras encenadas, marionetas e teatro.

A programação de setembro inicia-se no dia 02, às 14:00, com o ‘workshop’ “Livros Pop-Up”, por José Alberto Rodrigues.

No dia 12, às 16:00, no anfiteatro ao ar livre, será apresentada a obra “Contos das Terras Altas”, de Jerónimo Jarmelo e, às 18:30, no mesmo local, a peça de teatro “Caminho”, uma criação artística de Filipa Francisco.

Segue-se, no dia 19, às 15:30, o conto encenado “O mar também tem coração”, por Ângela Ribeiro.

A programação de setembro da BMEL termina a 25 (18:00), com a retoma do Ciclo de Conferências Internacionais “A Europa dos Escritores”, com a conferência “Memória e criação literária”, pelo escritor e jornalista francês Olivier Rolin.

Em outubro, a programação inclui, no dia 03 (14:00 – 17:00), o ‘workshop’ “Every Story Matters – Cada História conta”, por Andreia Brites.

Segue-se, no dia 10, às 10:30, uma sessão de mediação de leitura para bebés, dos zero aos 03 anos, “Era uma vez o Gato Maltês”, por Só histórias.

Na tarde do mesmo dia, às 17:00, terá lugar a apresentação do livro “Serei Sempre o teu Abrigo”, de Valter Hugo Mãe, e, às 18:30, a abertura da exposição “Abrigo – desenhos de escritor”, composta pelas ilustrações do conto e por estudos de uma aldeia nativa da Amazónia, cenário do próximo romance do escritor, segundo a fonte.

No dia 15, a BMEL apresenta a instalação “Ponto a Ponto Enche a Ciência o Espaço”, que pode ser visitada até 30 de dezembro.

Para o dia seguinte (18:00), está agendada mais uma conferência do ciclo “A Europa dos Escritores”, por Fernando de Castro Branco, ensaísta e poeta, que falará sobre “A Europa de Adolfo Casais Monteiro”.

A 17 de outubro (16:00), ocorrerá o lançamento da antologia de dez histórias multifacetadas “De conto a romance vol. II”, de Carlos Galinho, seguindo-se, no dia 24 (17:00), a apresentação do livro “O Interior – 20 Anos, 20 Autores”, promovida pelo jornal ‘O Interior’ no âmbito do seu 20.º aniversário.

No dia 30, às 18:00, terá lugar a apresentação do livro “A noite em que o verão acabou”, de João Tordo.

Por fim, no dia 31, a BMEL organiza o espetáculo de marionetas “O Cardume”, por Historioscopio (15:30), seguindo-se a oficina de reciclagem “Do plástico fiz sardinha”.

O município da Guarda refere ainda na nota hoje divulgada que a Biblioteca Itinerante também retoma em setembro o seu percurso pelas aldeias do concelho.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Entes queridos “têm certamente lugar no cérebro”

Os entes queridos “têm um lugar especial, talvez no coração”, mas “certamente no cérebro”, segundo o neurocientista alemão Winrich Freiwald, um dos distinguidos este ano com o Prémio António Champalimaud de Visão, atribuído pela Fundação Champalimaud.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights