SUCH desmente dados dos sindicatos e diz que adesão à greve no primeiro dia foi de apenas 7,5%

28 de Agosto 2020

A adesão à greve no Serviço de Utilização Comum dos Hospitais (SUCH) foi de apenas 7,5% no primeiro dia, o de quinta-feira, segundo dados divulgados hoje pela administração, que recusa deste modo o impacto publicitado pelos sindicatos.

Num balanço do primeiro dia de greve, logo na manhã de quinta-feira, a Federação dos Sindicatos de Agricultura, Alimentação, Bebidas, Hotelaria e Turismo de Portugal (FESAHT) assinalou uma adesão até 100% de adesão nas cantinas e bares (alimentação), em todos os hospitais, e de 80% nas lavandarias, resíduos, manutenção e demais serviços de apoio prestados pelo SUCH.

Já hoje, a FESAHT disse que cerca de 70% dos trabalhadores da região Centro aderiram à greve nacional de dois dias.

Em comunicado, a administração refere-se apenas a quinta-feira, assegurando que “o dia não teve o resultado veiculado pelos sindicatos”.

Das 14 áreas de atividade do Serviço de Utilização Comum, “apenas as da Alimentação Hospitalar, Tratamento de Resíduos e Tratamento da Roupa Hospitalar registaram adesão e no universo global do SUCH a percentagem de adesão fixou-se em 7,5%”, refere.

O SUCH tem 3.500 trabalhadores, que prestam serviços comuns aos hospitais integrados no Serviço Nacional de Saúde, designadamente nas áreas da Engenharia, Gestão de Ambiente Hospitalar, Gestão Alimentar e Gestão de Serviços de Transporte e de Parques de Estacionamento.

“É importante transmitir que em momento algum a resposta ao doente foi prejudicada, tendo a mesma sido sempre garantida, não podendo o SUCH deixar de agradecer aos seus trabalhadores a dedicação que diariamente demonstram no desempenho das suas funções”, realça o comunicado da administração.

A paralisação, iniciada às 00:00 de hoje e a terminar às 24:00 de hoje, surge em apoio de um acordo de empresa para 2020.

A FESAHT convocou a greve em apoio de aumentos salariais de 90 euros para todos os trabalhadores, com efeitos a janeiro de 2020, sublinhando que “a esmagadora maioria deles recebe apenas o salário mínimo nacional”.

Reclama também a redução do horário de trabalho para as 35 horas semanais, pagamento do subsídio de risco de 7%, remuneração do trabalho prestado ao sábado e domingo com um acréscimo de um euro por cada hora prestada, entre outros.

Noutro âmbito, a federação sindical pede mudanças nas condições de laboração, que “continuam horríveis e violentas para estes trabalhadores” devido à falta de pessoal, às “condições obsoletas” dos equipamentos e instalações, bem como à “ausência de proteção devida dos trabalhadores e testes de despistagem da Covid-19”.

No seu comunicado de hoje, a administração do SUCH reitera posições anteriormente assumidas quanto a uma postura “de abertura e diálogo”.

Mas sublinha que o ano de 2020 “tem sido um ano marcado por constrangimentos inesperados e conhecidos de todos” associados à Covid-19, “o que suscita uma situação económico-financeira mais frágil, aliada à incerteza da duração do atual contexto de crise e da evolução que a pandemia registará nos próximos meses”.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Diabetes: O Peso Silencioso na Mente

Mais de metade das pessoas com diabetes em Portugal sente que a doença afeta significativamente o seu bem-estar emocional. Um estudo revela um impacto mental profundo, com dois terços dos inquiridos a reportarem ansiedade. O sentimento de isolamento e a discriminação são realidades para muitos, agravando um quotidiano já de si complexo

Depressão Precoce e Risco de Suicídio: Estudo Revela Marcadores Genéticos Distintos

Um estudo internacional publicado na Nature Genetics identificou diferenças genéticas significativas entre a depressão de início precoce e a tardia. A investigação, que analisou dados de mais de meio milhão de pessoas, conclui que a forma da doença que surge antes dos 25 anos tem uma carga hereditária mais forte e está associada a um risco consideravelmente elevado de tentativas de suicídio, abrindo caminho a abordagens de medicina personalizada

PS de Gaia acusa Ministério da Saúde de desinvestir em pediatria local

A secção do PS em Vila Nova de Gaia acusou esta sexta-feira o Governo de planear a desclassificação da pediatria e da cirurgia pediátrica na ULS local. Os socialistas consideram a intenção inaceitável, alertando que obrigará milhares de utentes a deslocações ao Porto, com custos acrescidos e perda de qualidade no atendimento, saturando outros hospitais

Novo método permite localizar microplásticos em tecido humano sem o destruir

Investigadores da Universidade Médica de Viena desenvolveram um novo método que localiza microplásticos no interior de tecidos humanos sem os destruir. A técnica OPTIR identifica quimicamente partículas e preserva a estrutura do tecido, permitindo correlacionar a sua presença com alterações patológicas. O avanço técnico, já testado em amostras de cólon humano, pode impulsionar a investigação sobre os efeitos dos plásticos na saúde

Agricultor belga transforma adversidade em sorrisos com quinta multifuncional

Dois acidentes graves forçaram Marc De Boey e a mulher a repensar a sua quinta pecuária na Bélgica. Com assessoria especializada, converteram o negócio num caso de sucesso: uma exploração multifuncional com produção própria de gelados, visitas e uma cooperativa que junta onze produtores locais, demonstrando a viabilidade de novos modelos rurais

Proteína Vegetal nas Escolas Pode Reduzir Impacto Ambiental em 50%

Um estudo liderado pela Universitat Oberta de Catalunya, em colaboração com o ISGlobal e a ASPCAT, concluiu que as sucessivas atualizações das diretrizes para ementas escolares na Catalunha diminuíram o impacto ambiental das refeições em 40% desde 2005. A substituição de proteína animal por leguminosas e cereais diversificados pode levar a uma redução de até 50%, sem comprometer o valor nutricional

Ar inviável no Baixo Vouga após ultrapassagem do limiar de ozono

A estação de medição de Estarreja registou uma concentração horária de ozono de 184 µg/m³, ultrapassando o limiar de informação à população. A CCDR Centro emitiu um alerta para os residentes de 48 concelhos, recomendando que evitem esforços físicos intensos ao ar livre e contactos com produtos irritantes, devido aos riscos para a saúde

Medicina Preventiva Reúne Especialistas Ibéricos na Guarda

A cidade da Guarda acolheu a terceira edição do Encontro Ibérico de Medicina Preventiva, nos dias 6 e 7 de novembro. O evento juntou cerca de 500 participantes e recebeu 174 trabalhos científicos, num fórum dedicado a debater a prevenção da doença e a promoção de estilos de vida mais saudáveis, com destaque para a colaboração transfronteiriça

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights