Vírus no sangue consegue prever casos graves de Covid-19

2 de Setembro 2020

Uma análise ao sangue aquando da admissão no hospital para o despiste de SARS-CoV-2 consegue identificar pacientes com alto risco de um caso grave de Covid-19. Os pacientes admitidos sem o vírus no sangue têm uma boa hipótese de uma recuperação rápida. Isto de acordo com os investigadores no Instituto Karolinska e do Hospital Danderyd, num novo estudo publicado no jornal científico Clinical Infectious Diseases.

Foram recolhidas amostras de sangue de pacientes com infeções confirmadas de Covid-19 até três dias depois da admissão no Departamento de Doenças Infecciosas, no Hospiatal Danderyd na Suécia. Pacientes com níveis reconhecidos do novo corona-vírus  SARS-CoV-2 no sangue foram sete vezes mais prováveis de desenvolver sintomas críticos e oito vezes mais prováveis de morrer dentro de 28 dias.

“Este teste pronto a utilizar permite-nos identificar grupos de pacientes com um risco superior ou inferior de Covid-19, que nos permite guiar melhor o tratamento e monitorizar os pacientes”, diz o autor líder do estudo Karl Hagman, consultor de doenças infeciosas no Hospital Danderyd e estudante de doutoramento no Departamento de Ciências Clínicas do Instituto Karolinska.

Os investigadores analisaram a presença de RNA viral no sangue utilizando uma técnica hospitalar padrão chamada PCR realizada em amostras recolhidas de 167 pacientes. Sessenta e um pacientes tinham níveis mesuráveis do vírus no sangue e 15 desses 61 morreram dentro de 28 dias após a recolha sanguínea. O número pode ser comparado com as três mortes (3%) entre os 106 pacientes que não tinham níveis mesuráveis de vírus no sangue. A presença do vírus no sangue aumentou com a idade e era mais comum em pacientes com mais de 60 anos.

Os investigadores não receberam qualquer financiamento específico para este estudo. O último autor do estudo, Johan Ursing, tem uma posição de investigação financiada pela Região de Estocolmo. Um dos co-autores reportou receber pagamento da companhia farmacêutica Pfizer fora deste estudo. Nenhum outro potencial conflito de interesses foi declarado sobre este estudo.

Mais informação Aqui.

NR/HN/João Daniel Ruas Marques

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Prémio Inovação em Saúde: IA na Sustentabilidade

Já estão abertas as candidaturas à 2.ª edição do Prémio “Inovação em Saúde: Todos pela Sustentabilidade”. Com foco na Inteligência Artificial aplicada à saúde, o concurso decorre até 30 de junho e inclui uma novidade: a participação de estudantes do ensino superior.

Torres Novas recebe IV Jornadas de Ortopedia no SNS

O Centro de Responsabilidade Integrado de Ortopedia da ULS Médio Tejo organiza as IV Jornadas dos Centros de Responsabilidade Integrados na área da Ortopedia este sábado, 12 de abril, no Teatro Virgínia, em Torres Novas. O evento reúne especialistas nacionais e internacionais.

SPMS alerta para esquema de phishing em nome do SNS

Os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS) alertam para um esquema fraudulento envolvendo mensagens SMS em nome do SNS. As falsas comunicações pedem atualização de registo para evitar perda de acesso aos cuidados de saúde, mas visam roubar dados pessoais ou instalar vírus.

Saúde mental prioritária: 1 psicólogo por cada 500 alunos

A nova Lei n.º 54/2025 estabelece um rácio de 1 psicólogo por cada 500 alunos nas escolas públicas e cria uma rede de serviços de psicologia no ensino superior, incluindo uma linha telefónica gratuita. Estas medidas reforçam a saúde mental e o bem-estar educacional em Portugal.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights