Associação de doentes e sociedades médicas lançam campanha de sensibilização para a Enxaqueca

8 de Setembro 2020

Associação de Doentes com Enxaqueca e Cefaleias em conjunto com a Sociedade Portuguesa de Cefaleias (SPC) e a Sociedade Portuguesa de Neurologia (SPN), com o apoio da Lilly Portugal, por altura do Dia Europeu de Ação na Enxaqueca, lançam a campanha "Temporariamente Fora de Serviço – Por Motivo de Enxaqueca". A iniciativa visa sensibilizar a população para uma doença neurológica e incapacitante que deixa, frequentemente os doentes que dela sofrem "fora de serviço".

De acordo com a presidente da MiGRA Portugal, Madalena Plácido, a “enxaqueca não é apenas uma dor de cabeça”, sublinhando que mais de um milhão e meio de portugueses sofrem de enxaqueca diariamente. A especialista explica que as pessoas que sofrem de enxaqueca “são confrontados com o impacto que esta doença tem na sua vida pessoal, familiar e professional”, sendo obrigados, em alguns casos, a isolar-se “num local escuro e silencioso para controlar uma crise”.

A OMS considera a exaqueca como a segunda doença mais incapacitante em termos de anos vividos com incapacidade, afetando cerca de 12% da população mundial. “Apesar destes dados, continua a ser uma doença que leva muito tempo a ser diagnosticada e é subvalorizada e incompreendida por familiares, colegas e mesmo alguns profissionais de saúde”, continua Madalena Plácido.

A especialista explica que os principais sintomas associados à crise de enxaqueca são “a dor de cabeça latejante de intensidade moderada a grave, muitas vezes atingindo apenas um lado da cabeça, acompanhada de sensibilidade à luz, aos ruídos e aos movimentos. Podem também surgir alterações visuais, náuseas e vómitos”. Situações de stresse ou alterações nas rotinas diárias ou perturbações no sono podem também provocar enxaquecas.

Sobre a campanha de sensibilização a presidente da Sociedade Portuguesa de Neurologia, Isabel Luzeiro, explica que o objetivo é chamar a atenção das pessoas para que “comecem a olhar para esta patologia de uma forma mais séria”, uma vez que “continua a ser uma doença sem cura, apesar de existir recente inovação na área que pode vir a revolucionar e melhorar a qualidade de vida destes doentes”

No sentido de alertar para o impacto da exaqueca na vida profissional, que será organizado o webinar “Enxaqueca e o Impacto na Produtividade: O que saber e o que fazer”, no dia 11 de setembro pelas 16h00 e que será transmitido Aqui. O evento junta as três entidades organizadoras da campanha, mas também o presidente da Sociedade Portuguesa de Medicina no Trabalho e ainda uma empresa conhecida pela adoção de estratégias que visam melhorar a vida dos trabalhadores que vivem com enxaqueca.

No dia em que a Associação MIGRA Portugal assinala o seu primeiro aniversário (12 de Setembro) e inserido nas atividades da campanha de sensibilização decorre ainda pelas 19h00 um evento em direto da página de Facebook da Associação, titulado “Estratégias para viver com enxaqueca e cefaleias – de doentes para doentes”, evento que contará com a intervenção de representantes da Associação e doentes que irão partilhar o seu  testemunho e debater estratégias para melhor viver e conviver com a doença, bem como participação dos padrinhos da Associação, o apresentador Carlos Ribeiro e da atriz Rita Cruz. Neste evento decorrerá ainda uma atuação da Rita Redshoes, onde será possível, entre outras, ouvir a música “Migraine (What Can’t You See?)”.

A campanha contará ainda com um webinar, dia 14 de Setembro às 21h00, em colaboração com a Ordem dos Farmacêuticos, no qual se irá discutir o valor dos cuidados de saúde prestados na enxaqueca e cefaleias, focando não só as necessidades dos doentes com enxaqueca e cefaleias, como também a terapêutica disponível para estes doentes.

Para saber mais sobre esta patologia, a associação e as sociedades médicas convidam ainda os interessados a dirigirem-se ao Centro Comercial Colombo nos dias 10 e 11 de setembro ou no dia 12 de setembro ao Arrábida Shopping, onde a campanha estará a ser divulgada e onde podem encontrar mais materiais informativos. Também no website da MiGRA Portugal encontram mais informação e podem colocar questões ou dúvidas que tenham sobre enxaqueca.

PR/HN/VaishalyCamões

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Ronaldo Sousa: “a metáfora da invasão biológica é uma arma contra os migrantes”

Em entrevista exclusiva ao Health News, o Professor Ronaldo Sousa, especialista em invasões biológicas da Universidade do Minho, alerta para os riscos de comparar migrações humanas com invasões biológicas. Ele destaca como essa retórica pode reforçar narrativas xenófobas e distorcer a perceção pública sobre migrantes, enfatizando a necessidade de uma abordagem interdisciplinar para políticas migratórias mais éticas

OMS alcança acordo de princípio sobre tratado pandémico

Os delegados dos Estados membros da Organização Mundial da Saúde (OMS) chegaram este sábado, em Genebra, a um acordo de princípio sobre um texto destinado a reforçar a preparação e a resposta global a futuras pandemias.

Prémio Inovação em Saúde: IA na Sustentabilidade

Já estão abertas as candidaturas à 2.ª edição do Prémio “Inovação em Saúde: Todos pela Sustentabilidade”. Com foco na Inteligência Artificial aplicada à saúde, o concurso decorre até 30 de junho e inclui uma novidade: a participação de estudantes do ensino superior.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights