“Para que esta campanha alcance os objetivos desejados é necessária a participação e envolvimento ativo de todos nós, cada um deve ser um agente mobilizador de modo a termos maior adesão da população”, disse o governante, durante a cerimónia de lançamento da campanha em Pemba, capital de Cabo Delgado, província do norte de Moçambique.
Segundo Carlos Agostinho do Rosário, a campanha vai abranger um total de 366.750 pessoas de cinco distritos da província afetados pela cólera, nomeadamente Metuge, Ibo, Macomia, Mocímboa da Praia e Pemba.
A campanha de vacinação contra a cólera vai decorrer em duas fases, a primeira que arranca hoje até 25 de setembro e a segunda vai decorrer de 12 a 17 de outubro, avançou o governante.
“O único e real propósito desta campanha é melhorar o estado de saúde dos nossos concidadãos nesta região do país e nada mais. Uma pessoa vacinada está protegida da cólera e desta forma diminui o risco de transmitir a doença aos outros”, acrescentou.
A campanha vai envolver 119 equipas de saúde e, este ano, a ação vai levar as equipas até junto das famílias, para evitar aglomerações em unidades de saúde e combater a propagação do novo coronavírus.
De acordo com os últimos dados, a província de Cabo Delgado registou, desde fevereiro deste ano, mais de 1.600 casos de cólera e 27 óbitos.
LUSA/HN
0 Comments