Sociedade Portuguesa de Cardiologia oferece rastreios no Dia Mundial do Coração

29 de Setembro 2020

No Dia Mundial do Coração, a Sociedade Portuguesa de Cariologia (SPC) e a Amgen Biofarmacêutica vão estar a realizar rastreios gratuitos no centro comercial Alegro Alfragide. A iniciativa dura até dia 4 de outubro.

A ação de sensibilização surge no âmbito do Dia Mundial do Coração e está integrada na campanha com o tema “Enfarte: o Colesterol pode dar o alerta”, com o objetivo de sensibilizar a população para a importância do colesterol nas doenças cardiovasculares.

Para além dos rastreios gratuitos, que medem o colesterol e outros parâmetros que podem contribuir para o risco cardiovascular – como o cálculo do IMC, a verificação do perímetro abdominal, etc  –, será possível consultar a infraestrutura em forma de artéria gigante na praça centra do Alegro Alfragide, com informações sobre o efeito do colesterol na saúde cardiovascular.

A par com a ação de sensibilização no centro comercial Alegro Alfragide, a SPC vai lançar ainda uma campanha digital com a participação de vários influencers e em parceria com os Cinemas NOS, que dura de 1 a 7 de outubro.  Esta campanha visa a importância de vigiar os níveis de colesterol, a saúde cardiovascular e prevenir estas patologias através da adoção de uma alimentação e estilo de vida saudáveis.

“Segundo dados do Ministério da Saúde 63,3% dos portugueses entre os 25 e os 74 anos apresentam níveis elevados de colesterol. Em Portugal, as doenças cardiovasculares são responsáveis por 29,5% das mortes, sendo que o enfarte do miocárdio mata, em média, 12 pessoas por dia. Ter o colesterol muito elevado pode significar estar em risco iminente de sofrer um enfarte do miocárdio ou um acidente vascular cerebral (AVC)”, alerta o Dr. Vitor Gil, presidente da SPC.

“O colesterol elevado é um inimigo silencioso da saúde cardiovascular. Quando ocorrem desequilíbrios entre os níveis dos dois tipos de colesterol, o HDL e o LDL, dá-se a acumulação de depósitos de gordura nas artérias, o que, ao longo do tempo, leva ao seu progressivo estreitamento resultando no bloqueio do fluxo sanguíneo, originando doença cardíaca ou cerebral”, salienta.

 

PR/João Marques

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Maioria dos médicos já atingiu as 150 horas extras nas urgências

A Federação Nacional dos Médicos (Fnam) avançou esta sexta-feira que a esmagadora maioria dos médicos que faz urgência já atingiu as 150 horas extraordinárias obrigatórias, reclamando “respostas rápidas”, porque “já pouco falta para o verão” e as urgências continuam caóticas.

Ordem convida URIPSSA e URMA para debater situação dos enfermeiros das IPSS

A Secção Regional da Região Autónoma dos Açores da Ordem dos Enfermeiros (SRRAAOE) formalizou esta semana um convite no sentido de requerer uma reunião conjunta entre a Ordem dos Enfermeiros, a União Regional das Instituições Particulares de Solidariedade Social dos Açores e a União Regional das Misericórdias dos Açores.

SIM diz que protocolo negocial com tutela será assinado em maio

O Sindicato Independente dos Médicos (SIM) anunciou esta sexta-feira que o protocolo para iniciar as negociações com o Governo será assinado em maio, esperando que ainda este ano se concretize um calendário de melhoria das condições de trabalho dos médicos.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights