Festival Mental arranca hoje em Lisboa para “promover a visibilidade da saúde mental”

30 de Setembro 2020

O Festival Mental, que, através de cinema, música, dança, teatro, literatura, debates e conversas temáticas, pretende “promover a visibilidade da saúde mental”, começa esta quarta-feira, em Lisboa, prolongando-se até 09 de outubro.

Na 4.ª edição, o Festival Mental quer, segundo a organização, continuar a “promover a visibilidade da saúde mental” junto do público em geral. “Necessidade” que este ano se torna “ainda mais urgente garantir”, assim como “a acessibilidade à cultura”.

O festival arranca hoje com um debate subordinado ao tema “Pandemia: do real ao digital”, que tem um painel de “convidados impactantes na área da comunicação e jornalismo”, num evento aberto às questões do público.

O stress pós-traumático, por sua vez, é uma condição em destaque nas ‘M-Talks’, uma série de painéis temáticos sobre assuntos relacionados com a saúde mental e que são sempre acompanhados com a projeção de uma longa-metragem.

“Uma infeliz urgência num ano de pandemia e totalmente atípico”, destaca a organização do Festival Mental sobre esta condição. Nas ‘M-Talks’ serão ainda abordados temas como a ansiedade e a toxicodependência.

As crianças serão convidadas a participar no festival, “porque falar de saúde mental é também para os mais pequenos”, através das sessões “Mental Júnior”, que incluem uma sessão de ioga para crianças e cinema temático com a projeção de uma curta e uma longa-metragem.

O M-Cinema: Mostra Internacional de Curtas Metragens integra na programação do festival um conjunto de 19 filmes de vários países, entre os quais Portugal, Estados Unidos, Argélia, Japão e Austrália, que têm em comum a temática relacionada com a saúde mental.

Os filmes serão exibidos no Cinema São Jorge, enquanto o livro com a chancela Festival Mental será lançado no Espaço Atmosfera M. Na Fábrica Braço de Prata acontece a rubrica “My Story My Song”, parte musical do festival.

O objetivo do festival, que teve a primeira edição em 2017, é trazer o tema da saúde mental para a discussão pública e diminuir o estigma que envolve este tema, através de uma série de eventos integrados em várias áreas culturais como cinema, música, dança, teatro, artes plásticas, literatura e conversas temáticas.

Toda a programação pode ser consultada Aqui.

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Ronaldo Sousa: “a metáfora da invasão biológica é uma arma contra os migrantes”

Em entrevista exclusiva ao Health News, o Professor Ronaldo Sousa, especialista em invasões biológicas da Universidade do Minho, alerta para os riscos de comparar migrações humanas com invasões biológicas. Ele destaca como essa retórica pode reforçar narrativas xenófobas e distorcer a perceção pública sobre migrantes, enfatizando a necessidade de uma abordagem interdisciplinar para políticas migratórias mais éticas

OMS alcança acordo de princípio sobre tratado pandémico

Os delegados dos Estados membros da Organização Mundial da Saúde (OMS) chegaram este sábado, em Genebra, a um acordo de princípio sobre um texto destinado a reforçar a preparação e a resposta global a futuras pandemias.

Prémio Inovação em Saúde: IA na Sustentabilidade

Já estão abertas as candidaturas à 2.ª edição do Prémio “Inovação em Saúde: Todos pela Sustentabilidade”. Com foco na Inteligência Artificial aplicada à saúde, o concurso decorre até 30 de junho e inclui uma novidade: a participação de estudantes do ensino superior.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights