Quatro funcionárias de lar em Montalegre testam positivo à Covid-19

1 de Outubro 2020

Quatro funcionárias do Lar Nossa Senhora do Pranto em Salto, concelho de Montalegre, deram positivo à Covid-19 e na sexta-feira vão ser testados os 30 utentes e restantes 19 trabalhadores, disse esta quinta-feira o presidente da instituição.

Alberto Fernandes, responsável pelo lar e presidente da Junta de Freguesia de Salto, distrito de Vila Real, afirmou à agência Lusa que foi acionado o plano de contingência, suspensas as visitas e as funcionárias que estavam ao serviço não vão sair das instalações até à realização do teste ao novo coronavírus.

As colaboradoras positivas à Covid-19 realizaram o teste, segundo o autarca, depois de terem apresentado alguns sintomas da doença.

São três irmãs, uma delas cozinheira, e uma outra funcionária.

O responsável disse que as funcionárias infetadas estão em confinamento, bem como os todos os seus familiares, inclusive os filhos que já não foram à escola.

Alberto Fernandes referiu que a autoridade de saúde está a coordenar as operações e que, na sexta-feira, vai ser feito o teste a todos as pessoas do Lar Nossa Senhora do Pranto.

“Temos o plano montado e agiremos de acordo com os resultados”, frisou o autarca.

A câmara de Montalegre preparou, já na primeira fase da pandemia, o pavilhão multiúsos (na sede de concelho) com dezenas de camas para servir de espaço de acolhimento.

O presidente da Câmara de Montalegre, Orlando Alves, mostrou-se preocupado com a situação e disse que o município está a prestar todo o apoio que for necessário para se tentar “minimizar e conter a propagação”.

Segundo o autarca, há neste momento seis casos ativos de Covid-19 no concelho de Montalegre.

Portugal contabiliza pelo menos 1.971 mortos associados à Covid-19 em 75.542 casos confirmados de infeção, segundo o último boletim da Direção-Geral da Saúde (DGS).

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

SMZS assina acordo com SCML que prevê aumentos de 7,5%

O Sindicato dos Médicos da Zona Sul (SMZS) assinou um acordo de empresa com a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML) que aplica um aumento salarial de 7,5% para os médicos e aprofunda a equiparação com a carreira médica no SNS.

“O que está a destruir as equipas não aparece nos relatórios (mas devia)”

André Marques
Estudante do 2º ano do Curso de Especialização em Administração Hospitalar da ENSP NOVA; Vogal do Empreendedorismo e Parcerias da Associação de Estudantes da ENSP NOVA (AEENSP-NOVA); Mestre em Enfermagem Médico-cirúrgica; Enfermeiro especialista em Enfermagem Perioperatória na ULSEDV.

DGS Define Procedimentos para Nomeação de Autoridades de Saúde

A Direção-Geral da Saúde (DGS) emitiu uma orientação que estabelece procedimentos uniformes e centralizados para a nomeação de autoridades de saúde. Esta orientação é aplicável às Unidades Locais de Saúde (ULS) e aos Delegados de Saúde Regionais (DSR) e visa organizar de forma eficiente o processo de designação das autoridades de saúde, conforme estipulado no Decreto-Lei n.º 82/2009.

Ana Santos Almeida: ‘avançar na promoção da saúde da mulher

Em entrevista exclusiva ao Healthnews, a Professora Ana Santos Almeida revela como o projeto AGEWISE revoluciona a compreensão da menopausa, explorando a interação entre o microbioma intestinal e as hormonas sexuais. Com o uso de Inteligência Artificial, o projeto promove intervenções personalizadas para melhorar a saúde das mulheres durante o envelhecimento.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights