Trump mostra confiança em acordo sobre novo pacote de apoio à economia dos EUA

8 de Outubro 2020

O Presidente dos EUA, o republicano Donald Trump, disse esta quinta-feira que há uma “boa hipótese” de chegar a um acordo com os democratas sobre o novo plano de apoio à economia, perante a crise causada pela pandemia.

“Estamos a começar a ter discussões muito produtivas”, disse Trump, referindo-se especificamente à ajuda prestada às companhias aéreas e à entrega aos norte-americanos de cheques de cerca de mil euros, para fazer face aos efeitos económicos da pandemia de Covid-19.

A declaração do Presidente revela uma mudança radical de tom, depois de Trump ter fechado abruptamente as negociações com os democratas, na terça-feira, causando uma queda significativa nas bolsas de valores, receosas de um agravar da crise económica.

“Estamos a falar de um acordo que vai para além da ajuda às companhias aéreas”, explicou Trump, numa entrevista a uma estação televisiva, dizendo acreditar que há “uma boa hipótese” de entendimento entre os dois partidos.

O Congresso já aprovou anteriormente vários pacotes de ajuda financeira, perante o desafio da crise sanitária, no valor de mais de dois biliões de euros, mas os índices económicos mostram que a situação está longe de estar controlada e precisa novos mecanismos de apoio, para empresas e pessoas.

Na semana passada, os pedidos de subsídio de desemprego semanais caíram ligeiramente, mas ainda se situam acima dos 840 mil, um número que preocupa os analistas, que continuam a prever uma recuperação económica difícil.

As companhias aéreas continuam a revelar sinais de grave crise, cortando dezenas de milhares de postos de trabalho e o Departamento de Comércio anunciou esta semana um aumento no número diário de falências, de pequenos e médios negócios.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Urgência noturna de oftalmologia em Lisboa devia ser distribuída

A responsável de oftalmologia do Hospital São José defendeu que a urgência noturna na região de Lisboa devia ser distribuída por todos os especialistas de “forma harmónica” para evitar injustiças e permitir aos hospitais captar mais profissionais.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights