Farmacêutica desafia colaboradores a sugerirem “desejos” para o futuro da saúde mental

10 de Outubro 2020

Para assinalar o Dia Mundial da Saúde Mental, a Lundbeck, empresa farmacêutica internacional especializada em investigar e desenvolver tratamentos inovadores para doenças mentais, vai realizar um evento interno onde desafia os colaboradores a partilharem “os desejos para o futuro da área da saúde mental”.

De acordo com a farmacêutica, a iniciativa titula “Saúde Mental para Todos” ganha relevância no contexto atual pandémico, uma vez que a Covid-19 tem tido um peso forte na saúde mental da população mundial.

“O ano difícil que atravessamos tem-nos mostrado que, mais do que nunca, a saúde mental é um bem essencial e é urgente fazermos dela uma prioridade. A saúde mental é um direito que deve ser uma realidade para todos, em qualquer parte do mundo. Este ano decidimos assinalar o Dia Mundial da Saúde Mental com uma ação interna na qual procuramos saber quais os maiores desejos que a nossa equipa tem para esta área, que é para nós crucial. Queremos reforçar a nossa missão de melhorar a qualidade de vida das pessoas com doença mental disponibilizando-lhes os melhores tratamentos e por isso aderimos a este dia por mais um ano”, destaca Sara Barros, Country Manager da Lundbeck Portugal.

Gustavo Jesus, psiquiatra do Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Central, destaca, também, a importância de olhar para a dimensão das perturbações mentais, argumentando que “os estudos revelam que uma em cada 10 pessoas vive com doença mental e que uma em cada quatro sofrerá uma perturbação mental, em algum momento da sua vida. No entanto, mais de metade das pessoas que necessitam de tratamento, não o recebem. Esta situação pode ter consequências importantes, com grande impacto na qualidade de vida das pessoas com doença mental e na sua esperança de vida, que poderá reduzir-se entre 10 e 25 anos.”

Estima-se que as doenças mentais afetam 700 milhões de pessoas em todo o mundo, o que equivale a 13% da carga global de doenças.

A depressão é um dos problemas de saúde mental com maior incidência, afetando cerca de 350 milhões de pessoas no mundo. Em Portugal, segundo dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), mais de 700 mil pessoas registava sintomas depressivos em 2019, das quais cerca de 60% apresentavam sintomas depressivos ligeiros e 40,2% manifestaram sintomas depressivos graves. “Para melhorar este cenário é preciso erradicar o estigma associado às perturbações mentais, para que as pessoas procurem ajuda médica o mais cedo possível; fortalecer os sistemas de saúde para melhorar o diagnóstico na área da saúde mental e tornar os tratamentos inovadores disponíveis e acessíveis a todos os doentes”, conclui o psiquiatra.

PR/HN

 

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Maioria dos médicos já atingiu as 150 horas extras nas urgências

A Federação Nacional dos Médicos (Fnam) avançou esta sexta-feira que a esmagadora maioria dos médicos que faz urgência já atingiu as 150 horas extraordinárias obrigatórias, reclamando “respostas rápidas”, porque “já pouco falta para o verão” e as urgências continuam caóticas.

Ordem convida URIPSSA e URMA para debater situação dos enfermeiros das IPSS

A Secção Regional da Região Autónoma dos Açores da Ordem dos Enfermeiros (SRRAAOE) formalizou esta semana um convite no sentido de requerer uma reunião conjunta entre a Ordem dos Enfermeiros, a União Regional das Instituições Particulares de Solidariedade Social dos Açores e a União Regional das Misericórdias dos Açores.

SIM diz que protocolo negocial com tutela será assinado em maio

O Sindicato Independente dos Médicos (SIM) anunciou esta sexta-feira que o protocolo para iniciar as negociações com o Governo será assinado em maio, esperando que ainda este ano se concretize um calendário de melhoria das condições de trabalho dos médicos.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights