Líderes da UE vão reforçar cooperação para testes e rastreamento

16 de Outubro 2020

Os líderes da União Europeia (UE), reunidos em cimeira europeia em Bruxelas decidiram reforçar a cooperação para testes e rastreamento de casos positivos de Covid-19 no espaço comunitário, perante subidas acentuadas das novas infeções, foi hoje anunciado.

“A situação é bastante séria, sem precedentes, e tomámos a decisão de reforçar a nossa cooperação europeia, especialmente no que toca aos testes e ao rastreamento”, declarou o presidente do Conselho Europeu, Charles Michel.

Falando à entrada para o segundo dia da cimeira europeia, que hoje termina em Bruxelas, Charles Michel referiu que os chefes de Estado e de Governo da UE decidiram “organizar, de forma regular, [ações de] cooperação e coordenação”.

No primeiro dia deste Conselho Europeu, na quinta-feira, a pandemia de Covid-19 foi um dos assuntos em cima da mesa, bem como a meta climática até 2030 e a futura relação de Londres e Bruxelas após o ‘Brexit’.

No que toca ao novo coronavírus, as conclusões do Conselho Europeu, divulgadas já de madrugada, referem que os líderes consideram que a atual situação epidemiológica “não tem precedentes e suscita grandes preocupações”.

Ainda assim, os chefes de Governo e de Estado da UE congratularam-se no documento com os “progressos alcançados até à data em matéria de coordenação global a nível da UE contra a Covid-19, incluindo a recomendação sobre uma abordagem coordenada das restrições à liberdade de circulação”.

E exortaram “o Conselho, a Comissão e os Estados-membros a prosseguirem o esforço global de coordenação baseado nos melhores dados científicos disponíveis, nomeadamente no que diz respeito às regulamentações da quarentena, ao rastreio dos contactos transfronteiras, às estratégias de despistagem, à avaliação conjunta dos métodos de despistagem, ao reconhecimento mútuo dos testes e à restrição temporária das viagens não indispensáveis para a UE”.

Comprometeram-se, ainda, a “abordar regularmente esta questão”.

Na entrada para a cimeira, na quinta-feira, a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, disse esperar que os líderes da UE consigam chegar a “acordo sobre a duração da quarentena e a necessidade de testes”.

“Por isso, apelo a todos para que também cheguemos a acordo sobre esta questão importante”, adiantou.

Porém, esta matéria ainda não foi alvo de uniformização na UE, com alguns Estados-membros a optarem por quarentenas de sete dias (como a Bélgica) e outros de 10 dias (como Portugal, para de doentes assintomáticos e ligeiros).

Também os critérios para testes diferem de país para país.

A pandemia de Covid-19 já provocou mais de um milhão e noventa e três mil mortos e mais de 38,5 milhões de casos de infeção em todo o mundo.

Neste segundo de Conselho Europeu, os líderes vão discutir questões internacionais, especialmente no que toca à parceria da UE com África.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Ronaldo Sousa: “a metáfora da invasão biológica é uma arma contra os migrantes”

Em entrevista exclusiva ao Health News, o Professor Ronaldo Sousa, especialista em invasões biológicas da Universidade do Minho, alerta para os riscos de comparar migrações humanas com invasões biológicas. Ele destaca como essa retórica pode reforçar narrativas xenófobas e distorcer a perceção pública sobre migrantes, enfatizando a necessidade de uma abordagem interdisciplinar para políticas migratórias mais éticas

OMS alcança acordo de princípio sobre tratado pandémico

Os delegados dos Estados membros da Organização Mundial da Saúde (OMS) chegaram este sábado, em Genebra, a um acordo de princípio sobre um texto destinado a reforçar a preparação e a resposta global a futuras pandemias.

Prémio Inovação em Saúde: IA na Sustentabilidade

Já estão abertas as candidaturas à 2.ª edição do Prémio “Inovação em Saúde: Todos pela Sustentabilidade”. Com foco na Inteligência Artificial aplicada à saúde, o concurso decorre até 30 de junho e inclui uma novidade: a participação de estudantes do ensino superior.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights