MSD lança curso online sobre a doença vascular pulmonar

21 de Outubro 2020

A MSD e a Sociedade Portuguesa de Cardiologia (SPC) promovem um curso online para profissionais de saúde sobre o Tromboembolismo Pulmonar Agudo e o seguimento pós evento, até à Hipertensão Pulmonar Tromboembólica Crónica (HPTEC). O objetivo consiste em aprofundar os conhecimentos nesta área para melhorar os cuidados de saúde dos doentes.

O curso “Siga a Doença Vascular Pulmonar” arranca no dia 07 de novembro e tem como público-alvo médicos especialistas em medicina interna, cardiologia, medicina geral e familiar, pneumologia e internos. De acordo com o coordenador do curso, Rui Baptista, Médico Cardiologista e Diretor do Serviço de Cardiologia do Centro Hospitalar de Entre Douro e Vouga, a formação é composta por cinco módulos, sendo que todos requerem de “um momento de avaliação”.

A iniciativa visa que estes médicos especialistas passem a ter as competências necessárias para: abordar o doente com tromboembolismo pulmonar agudo no serviço de urgência e durante o seu seguimento pós-evento; a conhecer a epidemiologia e fisiopatologia da HPTEC; a diagnosticar e referenciar doentes com HPTEC e a reconhecer as várias estratégias terapêuticas disponíveis para estes doentes.

Relativamente aos temas e aos palestrantes confidados, primeiro módulo irá aborar o “Tromboembolismo pulmonar agudo e seguimento pós-tromboembolia pulmonar” e será conduzido por Daniel Ferreira, Médico Cardiologista e Diretor Clínico do Centro Clínico Digital do Hospital da Luz, e o Dr. João Pacheco Pereira, Internista e Diretor Clínico do Hospital da Luz Torres de Lisboa.

O segundo módulo conside na “Epidemiologia e fisiopatologia da HPTEC” abordada por Rui Baptista, Médico Cardiologista e Diretor do Serviço de Cardiologia do Centro Hospitalar de Entre o Douro e Vouga e a Dr.ª Tatiana Guimarães, Médica Cardiologista no Centro Hospitalar Lisboa Norte (CHULN).

O terceiro módulo irá ser sobre a “Clínica e exames complementares na HPTEC” conduzido por Mário Santos, Médico Cardiologista no Centro Hospitalar Universitário do Porto (CHUP) e a Dr.ª Filipa Ferreira, Médica Cardiologista no Hospital Garcia de Orta (HGO).

Já o quarto módulo será sobre o “Tratamento da HPTEC” por Graça Castro, Médica Cardiologista no Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) e o Dr. André Luz, Médico Cardiologista no Centro Hospitalar Universitário do Porto (CHUP).

O último módulo diz respeito ao “Treino prático com casos clínicos: diagnóstico e seguimento de doentes com HPTEC” explicado por Rui Plácido, Médico Cardiologista no Centro Hospitalar Lisboa Norte (CHULN), e a Dr.ª Maria José Loureiro, cardiologista, Clinical Research na MSD | EU Clinical Development Cardiovascular.

No final do curso será atribuído a cada um dos profissionais de saúde um Certificado.

Os interessados podem submeter o registo e aceder aos materiais de apoio ao estudo Aqui.

PR/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Portugal tem101 médicos especializados em cuidados a idosos

Portugal conta com 101 médicos geriatras especializados em cuidados a idosos, segundo a Ordem dos Médicos, uma especialidade médica criada no país há dez anos mas cada vez com maior procura devido ao envelhecimento da população.

Mudanças de comportamento nos idosos podem indiciar patologias

Mudanças de comportamento em idosos, como isolar-se ou não querer comer, são sinais a que as famílias devem estar atentas porque podem indiciar patologias cujo desenvolvimento pode ser contrariado, alertam médicos geriatras.

MAIS LIDAS

Share This