Cemitérios de Esposende encerrados no dia 01 de novembro

23 de Outubro 2020

A Câmara de Esposende decidiu que os cemitérios do concelho vão estar encerrados no dia 01 de novembro devido à pandemia de Covid-19 e “em consonância com as recomendações das autoridades de saúde”, anunciou hoje a autarquia.

Em comunicado enviado à Lusa, aquela autarquia do distrito de Braga recomenda aos munícipes que façam a romagem aos cemitérios antes do Dia de Todos os Santos (01 de novembro).

A Câmara de Esposende salienta que, nas visitas aos cemitérios, devem ser “respeitadas as regras vigentes, nomeadamente o uso obrigatório de máscara, o distanciamento social e todas as regras de higienização”.

Recomenda ainda “fortemente” o “uso de material próprio (vassouras, baldes), não devendo haver partilha em qualquer circunstância”.

“O município lamenta que a celebração tradicional não possa ser cumprida, mas trata-se de um bem maior, em que tem de ser evitada toda e qualquer possibilidade de aglomeração de pessoas, no interior ou nos acessos aos espaços”, lê-se.

O encerramento dos cemitérios em 01 de novembro, explica o texto, é uma decisão tomada “em consonância com as recomendações das autoridades de saúde e em estreita articulação com a Unidade de Saúde Pública local” para combater a pandemia causada pelo novo coronavírus.

No texto, é ainda apontado que, “por determinação da Arquidiocese de Braga, não ocorrerá qualquer celebração religiosa no espaço dos cemitérios, nos dias 01 e 02 de novembro”.

A pandemia de Covid-19 já provocou mais de 1,1 milhões de mortos no mundo desde dezembro do ano passado, incluindo 2.245 em Portugal.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Secretária de Estado visita ULS Coimbra e valida plano de inverno

A Secretária de Estado da Saúde, Ana Povo, visitou hoje a ULS de Coimbra, onde conheceu as obras de requalificação da urgência e o plano de contingência para o inverno 2024/2025, que já apresenta resultados positivos na redução de afluência

Violência doméstica: Cova da Beira apoiou 334 vítimas

O Gabinete de Apoio a Vítimas de Violência Doméstica e de Género da Cova da Beira acompanhou, este ano, 233 casos de adultos na Covilhã, Fundão e Belmonte, e 101 crianças e jovens, num total de 334 pessoas.

MAIS LIDAS

Share This