Promessa de vacinação gratuita contra o vírus em estado indiano agita eleições

23 de Outubro 2020

A promessa de vacinação gratuita contra a Covid-19 feita pelo Governo indiano no estado de Bihar, na campanha para as eleições locais, provocou polémica, com acusações ao partido no poder de instrumentalizar a pandemia.

A ministra das Finanças da Índia, Nirmala Sitharaman, fez a promessa durante a apresentação do manifesto do partido nacionalista hindu Bharatiya Janata Party (Partido do Povo da Índia, BJP) para as eleições estatais em Bihar, no leste da Índia, que arrancam na próxima semana e se realizam em várias fases.

A promessa levou a oposição a acusar o partido do primeiro-ministro Narendra Modi de politizar a pandemia e de explorar o medo da população, num país que é o segundo mais afetado pela doença.

Bihar é o terceiro maior estado indiano, com 122 milhões de habitantes.

A Índia registou 54.366 casos de Covid-19 nas últimas 24 horas, contabilizando menos de 60 mil novas infeções pelo quinto dia consecutivo.

Desde o início da pandemia, o país diagnosticou mais de 7,7 milhões de casos, registando 117.306 mortos (690 nas últimas 24 horas).

A pandemia de Covid-19 já provocou mais de 1,1 milhões de mortos e mais de 41,3 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência de notícias France-Presse (AFP).

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Sobrecarga pressiona saúde mental e organismo dos futebolistas

O calendário de jogos cada vez mais preenchido pressiona a saúde mental dos futebolistas de topo a nível mundial, nota uma especialista, mas também provoca alterações químicas no organismo, requerendo atenção redobrada e até alterações na nutrição.

Portugal tem101 médicos especializados em cuidados a idosos

Portugal conta com 101 médicos geriatras especializados em cuidados a idosos, segundo a Ordem dos Médicos, uma especialidade médica criada no país há dez anos mas cada vez com maior procura devido ao envelhecimento da população.

Mudanças de comportamento nos idosos podem indiciar patologias

Mudanças de comportamento em idosos, como isolar-se ou não querer comer, são sinais a que as famílias devem estar atentas porque podem indiciar patologias cujo desenvolvimento pode ser contrariado, alertam médicos geriatras.

MAIS LIDAS

Share This