Coimbra reforça iluminação de Natal na cidade com mais áreas abrangidas

28 de Outubro 2020

O município de Coimbra vai reforçar este ano as iluminações de Natal na cidade, que vão ser ligadas a 27 de novembro, com mais nove locais abrangidos, num investimento superior a 180 mil euros, anunciou esta quarta-feira a autarquia.

Numa aposta “amiga do ambiente”, a Câmara conimbricense realça, em comunicado, que vão ser utilizados LED (sigla em inglês de diodo emissor de luz) de alta intensidade luminosa, mas de baixo consumo energético, num total de 420 mil luzes.

Segundo o município, trata-se de uma forma da autarquia “promover a atratividade da cidade e dinamizar a economia local, diminuindo os impactos negativos que resultaram do confinamento e das medidas de contingência impostas pelo curso da pandemia, mas sempre assegurando e vigiando o cumprimento das orientações das autoridades da saúde”.

A iluminação de Natal, que já começou a ser montada, chega este ano à Praça das Bandeiras (no Convento São Francisco), à rotunda da Praça das Cortes, à Rua da Sota, à entrada das Escadas do Gato, ao Largo do Romal, ao Largo da Freiria, ao Largo das Olarias, ao Largo de Celas e à zona comercial do Girassolum.

De acordo com a vereador Carina Gomes, citada no comunicado, o município canalizou para o reforço da iluminação “o investimento que habitualmente é disponibilizado para atividades ao ar livre”, que este ano estão restringidos devido às contingências da pandemia da covid-19.

A Praça da República vai ficar toda iluminada e “está ainda a ser ponderada a instalação de outros elementos, como forma de apoio aos estabelecimentos de bebidas e restauração que circundam este local”.

A Avenida Sá da Bandeira também irá receber iluminação, com luzes dos dois lados, alternadamente em cada árvore, que prosseguirá pelas ruas Ferreira Borges, Visconde da Luz e Sofia.

O edifício dos Paços do Concelho Coimbra vai ficar com 19 cortinas de iluminação e, em frente, terá uma árvore de Natal “photo point” com mais de sete metros de altura, para as habituais fotografias alusivas à época, acompanhada de uma estrutura com a marca #Coimbra.

Também a zona da Portagem e a Praça das Cortes vão receber estruturas com a marca #Coimbra.

A iluminação de Natal vai vigorar de 27 de novembro a 06 de janeiro, com as luzes ligadas todos os dias entre as 17:00 e as 02:00, à exceção das sextas-feiras, sábados e dos dias 24, 25 e 31 de dezembro, em que vão estar acesas até às 04:00.

LUSA/HN

Outros artigos com interesse:

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Alertas de produtos perigosos na UE atingem máximo histórico. Cosméticos lideram

O número de notificações de produtos perigosos no mercado europeu disparou em 2025, atingindo o valor mais alto de sempre. Foram 4.671 alertas registados no Safety Gate, o sistema de troca rápida de informações entre autoridades nacionais. O valor representa um aumento de 13% face a 2024 e mais do dobro do total de 2022. Cosméticos, brinquedos e aparelhos elétricos encabeçam a lista

Maria João Gonçalves: “Portugal devia integrar a vacina do Herpes Zoster no PNV para garantir equidade”

Quase 63 mil adultos foram diagnosticados com Herpes Zoster num ano em Portugal. Em entrevista exclusiva ao HealthNews, Maria João Gonçalves, infeciologista e Assistente Hospitalar Graduada de Infeciologia na Unidade Local de Saúde de Matosinhos, explica por que a doença afeta cada vez mais pessoas, o impacto da dor crónica e a urgência de incluir a vacina no Programa Nacional de Vacinação

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights