Reino Unido retira Dinamarca dos corredores aéreos após ser detetada mutação do vírus

6 de Novembro 2020

O Governo britânico retirou a Dinamarca da sua lista de corredores aéreos seguros após ter sido detetada uma mutação do Sars-CoV2 associada a visons naquele país, anunciou esta sexta-feira o ministro dos Transportes do Reino Unido, Grant Shapps.

Num comunicado publicado no portal oficial do Executivo de Londres, foi indicado que os viajantes da Dinamarca devem manter – desde as 03:00 (mesma hora em Lisboa) – uma quarentena de 14 dias na chegada ao Reino Unido.

O ministro explicou que se tratou de uma “decisão urgente” tomada na madrugada de hoje em função dos últimos acontecimentos, depois que a Dinamarca anunciar que vai sacrificar 17 milhões de visons para impedir uma nova variante do novo coronavírus encontrada nos animais que é transmitido aos humanos.

“Eu entendo que isso será motivo de preocupação para as pessoas atualmente na Dinamarca e para os cidadãos do Reino Unido e é por isso que agimos rapidamente para proteger o nosso país e prevenir a propagação do vírus no Reino Unido”, disse Shapps.

O ministro acrescentou que havia seguido as instruções do principal conselheiro médico do governo, Chris Whitty.

A Dinamarca vai abater todos os visons criados naquele país, que serão entre 15 milhões a 17 milhões, após ter sido verificada uma mutação do novo coronavírus que infetou 12 pessoas, anunciou na quarta-feira a primeira-ministra dinamarquesa, Mette Frederiksen.

A líder do executivo dinamarquês argumentou que esta evidência ameaça a eficácia de uma futura vacina contra a Covid-19.

Em junho passado, também as autoridades holandesas ordenaram o abate de vários milhares de visons.

Esta decisão dos britânicos em relação à Dinamarca ocorreu menos de 12 horas após a Alemanha e a Suécia também terem sido retiradas da lista segura do Reino Unido, cujos cidadãos terão de permanecer em quarentena por duas semanas após a chegada àquele país a partir de sábado.

De acordo com os últimos dados oficiais do Ministério da Saúde britânico, o Reino Unido registou outras 378 mortes por Covid-19 nas últimas 24 horas, elevando o número total de óbitos desde o início da pandemia para 48.120, e registou outras 24.141 infeções diárias.

O Governo de Boris Johnson impõe a partir de hoje um confinamento quase total na Inglaterra, a região mais populosa do Reino Unido – com 56 de 66,6 milhões de habitantes – após semanas defendendo restrições em localidades.

A pandemia de Covid-19 já provocou mais de 1,2 milhões de mortos em mais de 48,1 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

SPAIC certifica unidades de asma grave em Portugal

A Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica (SPAIC) lançou o “Guia para a Certificação de Unidades de Asma Grave”, visando reconhecer oficialmente centros especializados na abordagem da asma grave. Em Portugal, 5% dos adultos com asma enfrentam esta condição debilitante.

O que a escola sabe, a saúde precisa de conhecer

Sérgio Bruno dos Santos Sousa
Mestre em Saúde Pública
Enfermeiro Especialista de Enfermagem Comunitária e de Saúde Pública na ULSM
Gestor Local do Programa de Saúde Escolar na ULSM
ORCID

Cristo Rei ilumina-se de azul no Dia Mundial da Doença de Parkinson

No próximo dia 11 de abril, o Cristo Rei será iluminado de azul em Almada como parte da iniciativa global Spark the Night, que visa aumentar a consciencialização sobre a Doença de Parkinson. Este movimento simboliza apoio aos milhões de pessoas afetadas pela condição neurodegenerativa.

Conferência Sustentabilidade em Saúde regressa ao CCB

No dia 1 de julho, entre as 09h00 e as 13h00, o Centro Cultural de Belém acolhe a 13ª Conferência Sustentabilidade em Saúde. Organizada pela AbbVie e o Expresso, o evento apresentará o Índice Saúde Sustentável e discutirá o impacto da inteligência artificial na saúde.

Update em Medicina 2025: Inscrições Encerram a 18 de Abril

As inscrições para o Update em Medicina 2025 terminam a 18 de abril. O evento decorre de 30 de abril a 2 de maio no Convento de São Francisco, em Coimbra, com um formato híbrido que combina sessões presenciais e online, abrangendo temas essenciais da prática clínica.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights