Surto na cadeia de Tires preocupa Comissão de Direitos Humanos da OA

9 de Novembro 2020

A Comissão de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados (CDHOA) está preocupada com os surtos de Covid-19 nas prisões, nomeadamente em Tires, que tem 128 reclusas e seis guardas infetadas e alertou para a violação de direitos.

Em comunicado enviado à agência Lusa, a comissão alude a relatos de falta de produtos de higiene íntima, de falta de material para limpeza das celas, atrasos de horas na distribuição das refeições e recusa de acesso dos advogados às reclusas que as representam.

O surto no Estabelecimento Prisional de Tires já infetou 128 reclusas, seis guardas e uma enfermeira.

Segundo a CDHOA, os reclusos devem ser bem protegidos durante a pandemia, tal como todos os profissionais que trabalham nas cadeias, porque “qualquer surto numa prisão pode ter consequências dramáticas”.

A comissão apelou às entidades para que atuem de forma célere para evitar que estas situações se repitam e que impeçam a violação dos direitos fundamentais dos reclusos.

Na sexta-feira, a Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais revelou que o Estabelecimento Prisional de Tires tinha 121 casos positivos à Covid-19 entre as reclusas, após terem sido testadas 320, estando suspensas as atividades de formação escolar e profissional e de trabalho, bem como as visitas.

Segundo a direção-geral, os planos de contingência foram determinantes para que “a atual situação, centrada no Estabelecimento Prisional de Tires, constitua, após oito meses de pandemia, o primeiro surto de Covid-19 num estabelecimento prisional”.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Novo Centro de Saúde em Amora Beneficiará 28 Mil Utentes

Amanhã, às 10h, será lançada a primeira pedra da Unidade de Saúde dos Foros de Amora na Quinta da Charnequinha. Com capacidade para atender 28 mil utentes e um investimento de 4 milhões de euros, este projeto estratégico visa mitigar desigualdades no acesso à saúde no Seixal.

FDA aprova Gepotidacina: Novo antibiótico para ITUs não complicadas

A FDA aprovou gepotidacina, o primeiro antibiótico oral de nova classe em quase 30 anos, para tratar infeções urinárias não complicadas em mulheres adultas e adolescentes a partir dos 12 anos. Baseado nos ensaios clínicos EAGLE-2 e EAGLE-3, oferece uma opção eficaz contra microrganismos resistentes.

Direito de Resposta – CNPD

Tendo por base a notícia unidade-local-de-saude-de-coimbra-controla-assiduidade-com-reconhecimento-facial, publicado acessível através do URL Unidade Local de Saúde de Coimbra controla assiduidade...

Dr. António Pedro Machado: A atualização médica contínua e os desafios da prática clínica

O Dr. António Pedro Machado, Coordenador Científico do Update em Medicina, em entrevista exclusiva ao Healthnews, destaca a importância da formação contínua na prática clínica, o papel da multidisciplinaridade e a integração de inteligência artificial na medicina. Salienta como o congresso e os cursos certificados pela DGERT capacitam médicos para desafios atuais e futuros.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights