Detido jovem menor por alegado incêndio em instituição de Viana do Castelo

12 de Novembro 2020

Um jovem de 17 anos foi detido pela Polícia Judiciária (PJ) pela alegada prática de um crime de incêndio na Casa dos Rapazes, em Viana do Castelo, ocorrido no início do mês, anunciou esta quinta-feira aquela força policial.

De acordo com um comunicado da PJ hoje enviado às redações, o suspeito “atuou num quadro de revolta e vingança”.

“Através de chama direta, ateou fogo ao interior de um quarto do dormitório da instituição. Nesse dormitório encontravam-se, naquela altura, e distribuídos por outros quartos, vários jovens institucionalizados”, que foram retirados para o exterior do edifício, refere a nota.

O incêndio ocorreu na noite do dia 01 de novembro, no edifício da Casa dos Rapazes, instituição de acolhimento de crianças e jovens em risco situada no centro histórico de Viana do Castelo.

Tal como a agência Lusa noticiou na altura, o incêndio, que deflagrou cerca das 22:35 num quarto da Casa dos Rapazes, obrigou à retirada de 22 jovens que residem na instituição, mas não causou vítimas.

Segundo a PJ, “a pronta intervenção dos Bombeiros Municipais e Voluntários de Viana do Castelo evitou a eventual propagação das chamas aos outros aposentos do edifício, bem como evitou que os restantes jovens corressem perigo de vida, pela inalação de fumos e intoxicação por monóxido de carbono”.

“Com tal conduta, o arguido criou perigo para a sua própria vida, para a vida de terceiros, e colocou em risco bens patrimoniais de elevado valor”, sublinhou a força policial, acrescentando que “as diligências realizadas permitiram a recolha e consolidação de substanciais elementos de prova”.

As diligências efetuadas pela PJ “conduziram à detenção fora de flagrante delito do indivíduo, o qual vai agora ser presente às autoridades judiciárias competentes para interrogatório judicial e aplicação de medidas de coação”.

Naquele dia, o comandante dos Bombeiros Sapadores de Viana do Castelo, António Cruz, adiantou à Lusa que os jovens puderam regressar ao edifício “por não terem sido detetados problemas estruturais no edifício”.

“Estamos a resolver o cheiro intenso causado pelo fogo através da ventilação de todo o espaço. Os jovens vão ficar instalados no piso superior que não foi afetado pelo incêndio”, explicou António Cruz.

“O quarto onde deflagrou o incêndio ficou muito destruído”, acrescentou.

Ao local compareceram 14 operacionais e quatro viaturas dos bombeiros Sapadores, voluntários e a PSP.

Fundada em 1952, a Casa dos Rapazes, Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS), acolhe crianças e jovens em situação de perigo e sem adequada retaguarda familiar.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

ULS de Braga certifica mais 35 profissionais no âmbito do Programa Qualifica AP

A Unidade Local de Saúde de Braga (ULS de Braga) finalizou, esta semana, o processo de certificação de mais 35 profissionais, no âmbito do Programa Qualifica AP, uma iniciativa desenvolvida em parceria com a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N), através do Centro Qualifica AP.

PCP apresenta medidas para “inverter a degradação” do SNS

O PCP apresentou esta sexta-feira algumas medidas urgentes para “inverter a degradação” do Serviço Nacional de Saúde (SNS), criticando as “políticas de vários governos” de PS, PSD e CDS, que abriram “caminho para a destruição” daquele serviço público.

DE-SNS mantém silêncio perante ultimato da ministra

Após o Jornal Expresso ter noticiado que Ana Paula Martins deu 60 dias à Direção Executiva do SNS (DE-SNS) para entregar um relatório sobre as mudanças em curso, o HealthNews esclareceu junto do Ministério da Saúde algumas dúvidas sobre o despacho emitido esta semana. A Direção Executiva, para já, não faz comentários.

ULS de Braga celebra protocolo com Fundação Infantil Ronald McDonald

A ULS de Braga e a Fundação Infantil Ronald McDonald assinaram ontem um protocolo de colaboração com o objetivo dar início à oferta de Kits de Acolhimento Hospitalar da Fundação Infantil Ronald McDonald aos pais e acompanhantes de crianças internadas nos serviços do Hospital de Braga.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights