Federação de sindicatos de enfermeiros marca dia de luto nacional a 25 de novembro

12 de Novembro 2020

A Federação Nacional dos Sindicatos dos Enfermeiros (FENSE) anunciou hoje a marcação de um dia de luto nacional, em 25 de novembro, "pelos enfermeiros prejudicados pelo governo".

Esta iniciativa tem como objetivo reivindicar “o descongelamento das progressões” para todos os enfermeiros, “segundo as regras aplicáveis à carreira especial de enfermagem”, e exigir “a conclusão urgente do Acordo Coletivo de Trabalho da FENSE”, refere a federação em comunicado.

Em 25 de novembro é proposto um minuto de silêncio às 15:00, “em protesto contra os 15 anos de congelamento das progressões dos enfermeiros”, e que estes profissionais utilizem laços ou braçadeiras pretas na farda em sinal de luto nacional.

A federação agendou este dia de luto nacional para 25 de novembro, para coincidir com o 25 de novembro de 1975, “uma data decisiva para que a revolução de 25 de Abril de 1974 não tivesse gerado uma nova Cuba ou Albânia, mas representasse a construção do Estado de Direito democrático”.

“Assinalar o 25 de novembro, data a que a esmagadora maioria dos democratas adere, é reafirmar o compromisso com os princípios universais da liberdade de expressão, do pluralismo partidário e das eleições livres”, sustenta aquela estrutural sindical.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Manifesto do CPSA: 39 Propostas para Integrar Saúde e Ambiente nas Eleições Legislativas de 2025

O Conselho Português para a Saúde e Ambiente, presidido por Luís Campos, apresenta 39 propostas para as Legislativas de 18 de maio de 2025, defendendo a integração do ambiente em todas as políticas públicas, a redução da pegada ecológica do setor da saúde, a capacitação do sistema para crises ambientais e a promoção da literacia ambiental, visando proteger a saúde das populações face à crise climática e ambienta

Pirilampo Mágico regressa em maio para apoiar a inclusão

A campanha Pirilampo Mágico regressa de 9 de maio a 1 de junho, mobilizando centenas de voluntários em todo o país para apoiar pessoas com deficiência intelectual e promover a inclusão, sob o lema “A luz que abraça a diferença”.

Eutanásia: será isto realmente progresso?

Abel García Abejas, Médico – MGF Cuidados Paliativos; Doutorando em Medicina, Docente de Bioética na Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade da Beira Interior

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights