24/11/2020 | Consultório

A vitamina C é essencial

Rute Horta
Farmacêutica; coordenadora do Departamento de Serviços Farmacêuticos da Associação Nacional das Farmácias (ANF)

Rute Horta
Farmacêutica; coordenadora do Departamento de Serviços Farmacêuticos da Associação Nacional das Farmácias (ANF)

A vitamina C é essencial

24/11/2020 | Consultório

A vitamina C é um elemento essencial para o organismo. Além de contribuir para o normal funcionamento do sistema imunitário, tem também um papel importante na formação do colagénio, cartilagens, vasos sanguíneos, ossos, pele, dentes e gengivas.

A carência desta vitamina pode causar fadiga e mal-estar. Como não é produzida no nosso organismo, a vitamina C deve ser obtida da alimentação ou da suplementação alimentar. Podemos encontrá-la em diversos alimentos como, por exemplo, a laranja, os morangos, o abacaxi, os pimentos e os brócolos.

No entanto, uma vez que é sensível ao calor e ao oxigénio, a vitamina C pode ser parcial ou totalmente destruída pela cozedura. Por isso, como complemento de uma dieta equilibrada, pode ser obtida através de suplementos alimentares, como cápsulas e comprimidos, entre outros.

A vitamina C está disponível de forma isolada ou associada a outras substâncias destinadas ao reforço do sistema imunitário, como a equinácea, o zinco, cobre, ferro, selénio e muitas outras vitaminas.

Geralmente estes suplementos são utilizados na altura do Outono e do Inverno para reforçar a imunidade e prevenir a gripe e as constipações. Para encontrar a resposta mais indicada às suas necessidades, deve falar sempre primeiro com o seu médico ou farmacêutico.

 

 

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado.

Share This