Biden pede aos norte-americanos que fiquem em casa no feriado de Ação de Graças

26 de Novembro 2020

O presidente eleito dos EUA, o democrata Joe Biden, discursou quarta-feira, em tom presidencial, pedindo aos seus compatriotas que aumentem os cuidados no feriado de hoje para evitar a propagação da pandemia.

O apelo de Biden foi feito quando os EUA assistem a uma subida dos casos diários de infeções com o novo coronavirus.

“Olhem para a nossa história. Podem ver que tem havido circunstâncias mais difíceis em que se forjou a alma da nossa nação. Agora estamos de novo a enfrentar um inverno prolongado e duro”, disse Biden, a partir de Wilmington, no Estado do Delaware, onde reside.

O Presidente eleito recordou que, nos últimos meses, a batalha contra o coronavirus devastou o país: “Trouxe-nos dor, perda e frustração. Custou-nos tantas vidas. 260 mil norte-americanos”, lamentou.

Neste sentido, incentivou as pessoas a ficarem em casa no Dia de Ação de Graças (Thanksgiving, na designação em inglês), que se cumpre hoje e é a festividade mais popular nos EUA, dando o seu próprio exemplo.

“Vamos ter um Thanksgiving separados. Jill [a sua esposa] e eu vamos estar na nossa casa no Delaware com a nossa filha e o nosso genro. O resto da família fará o mesmo em pequenos grupos”, detalhou.

“Sei que é difícil abandonar as tradições familiares. [Mas] o nosso país está no meio de uma subida dramática do número de casos, com uma média agora de 160 mil casos por dia, e não seria uma surpresa se chegarmos a 200 mil em um único dia. Muitos sistemas sanitários estão em riscos de saturação”, avisou.

Biden incentivou ainda ao uso de máscara, à manutenção de uma distância social e a reuniões em grupos reduzidos, se tiverem de as fazer, até que haja uma vacina.

Os Centros para o Controlo e Prevenção de Doenças (CDC, na sigla em Inglês) recomendaram que as pessoas não viajassem neste período festivo.

Porém, segundo a Administração de Segurança dos Transportes, encarregada dos controlos aeroportuários, esta é a semana que com mais afluência de viajantes desde que em março começou a pandemia, com uma média de um milhão de viajantes diários desde o fim de março.

A pandemia de Covid-19 provocou pelo menos 1.415.258 mortos resultantes de mais de 60 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Os Estados Unidos são o país com mais mortos (259.962) e também com mais casos de infeção confirmados (mais de 12,5 milhões).

Seguem-se, em número de mortos, o Brasil (170.115 mortos, mais de 6,1 milhões de casos), a Índia (134.699 mortos, mais de 9,2 milhões de infetados), o México (102.739 mortos, mais de um milhão infetados) e o Reino Unido (56.533 mortos, mais de 1,5 milhões de casos).

A França, com mais de 2,1 milhões de casos (50.237 mortos), é o quarto país do mundo em número de infetados, depois de EUA, Índia e Brasil, seguindo-se a Rússia (mais de 2,2 milhões de casos, 37.538 mortos), a Espanha (mais de 1,6 milhões de casos, 44.037 mortos) e a Argentina (mais de 1,3 milhões de casos, 37.432 mortos).

Em Portugal, morreram 4.127 pessoas dos 274.011 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

OMS alcança acordo de princípio sobre tratado pandémico

Os delegados dos Estados membros da Organização Mundial da Saúde (OMS) chegaram este sábado, em Genebra, a um acordo de princípio sobre um texto destinado a reforçar a preparação e a resposta global a futuras pandemias.

Prémio Inovação em Saúde: IA na Sustentabilidade

Já estão abertas as candidaturas à 2.ª edição do Prémio “Inovação em Saúde: Todos pela Sustentabilidade”. Com foco na Inteligência Artificial aplicada à saúde, o concurso decorre até 30 de junho e inclui uma novidade: a participação de estudantes do ensino superior.

Torres Novas recebe IV Jornadas de Ortopedia no SNS

O Centro de Responsabilidade Integrado de Ortopedia da ULS Médio Tejo organiza as IV Jornadas dos Centros de Responsabilidade Integrados na área da Ortopedia este sábado, 12 de abril, no Teatro Virgínia, em Torres Novas. O evento reúne especialistas nacionais e internacionais.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights