Pandemia agravou “discriminação” de trabalhadores migrantes

14 de Dezembro 2020

A pandemia de Covid-19, identificada na China em dezembro e que se estendeu a todo o mundo, agravou “a discriminação e a exclusão” dos trabalhadores migrantes, constata a Organização Mundial do Trabalho (OIT), num relatório divulgado esta segunda-feira.

A OIT realizou o primeiro relatório exaustivo sobre os salários dos trabalhadores migrantes, que compara as qualificações e a instrução de migrantes e autóctones e o respetivo valor por hora de trabalho, níveis salariais e tipos de trabalho ou atividade.

O relatório “Disparidades salariais dos migrantes: análise das diferenças salariais entre os migrantes e os cidadãos dos países de acolhimento” tem também os primeiros indicadores relativos aos efeitos da pandemia de covid-19 nos trabalhadores migrantes.

Desde que foi detetada, no final de dezembro, na China, a Covid-19 provocou mais de 1,6 milhões de mortos em todo o mundo.

Analisada a situação em 49 países, entre os quais Portugal, a OIT realça que a pandemia de covid-19 agravou “a discriminação e exclusão” dos trabalhadores migrantes.

“A pandemia teve repercussões maiores nos trabalhadores migrantes do que no resto da população ativa”, consta a organização, detalhando vários cenários.

Um primeiro forçou “dezenas de milhões de trabalhadores migrantes a regressarem às origens, após perderem o emprego”.

Em segundo lugar, o trabalho que estes trabalhadores desempenham “é menos propício a fazer-se à distância”.

E, por último, muitos destes trabalhadores estiveram – e continuam a estar – “na linha da frente dos mais expostos ao vírus”.

Assim, e frisando que ainda se desconhece o real impacto que a crise sanitária vai ter no futuro, a OIT estima que a pandemia “poderá acentuar as diferenças entre trabalhadores migrantes e cidadãos dos países de acolhimento no mercado laboral, o que, por sua vez, poderá ampliar ainda mais o fosso salarial dos migrantes”.

Nos 49 países analisados, 27 por cento dos migrantes têm contratos a termo e 15 por cento trabalham a tempo parcial.

Os migrantes estão também presentes, de forma desproporcionada, no setor primário, em particular na agricultura, pescas e silvicultura, e trabalham mais do que os nativos no setor secundário, em particular nas minas e extração de minerais, na produção, na construção e na eletricidade, gás e água.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Urgência noturna de oftalmologia em Lisboa devia ser distribuída

A responsável de oftalmologia do Hospital São José defendeu que a urgência noturna na região de Lisboa devia ser distribuída por todos os especialistas de “forma harmónica” para evitar injustiças e permitir aos hospitais captar mais profissionais.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights