Bolsas europeias sem tendência, à espera do ‘Brexit e de evolução da pandemia ‘

15 de Dezembro 2020

 As principais bolsas europeias abriram esta terça-feira sem tendência definida, à espera das negociações do 'Brexit' e da evolução da pandemia da Covid-19.

Cerca das 08:50 em Lisboa, o EuroStoxx 600 valorizava-se 0,17%, para 392,51 pontos.

As bolsas de Londres e Madrid recuavam 0,02% e 0,04%, enquanto as de Paris, Frankfurt e Milão se valorizavam 0,51%, 0,47% e 0,150%, respetivamente.

Depois de ter aberto em baixa, a bolsa de Lisboa mantinha a tendência e, cerca das 08:50, o principal índice, o PSI20, desvalorizava-se 0,58%, para 4.752,16 pontos.

As negociações do ‘Brexit’ foram prolongadas pela União Europeia (UE) e pelo Reino Unido para tentar alcançar um acordo sobre as relações comerciais entre as duas partes depois da concretização da saída britânica da união.

Sobre a pandemia, o ânimo dos investidores divide-se entre as novidades sobre a distribuição da vacina e o endurecimento das restrições em algumas partes da Europa antes do Natal como é o caso de Londres, que se junta assim à Alemanha e Itália.

A Alemanha decidiu endurecer as restrições à mobilidade a partir da próxima quarta-feira, 16 de dezembro, e pelo menos até 10 de janeiro.

Além do ‘Brexit’ e da pandemia, os investidores também estão pendentes de novidades sobre o levantamento de veto por parte do Banco Central Europeu (BCE) para que a banca europeia retome o pagamento de dividendos a partir de janeiro.

Nos Estados Unidos, os investidores continuam à espera das negociações para aprovar um novo plano de ajudas económicas, enquanto a Reserva Federal (Fed) começa a sua reunião de dois dias para tomar uma decisão sobre as taxas de juro.

Na segunda-feira, a bolsa de Nova Iorque terminou mista, com o Dow Jones a cair 0,62%, para 29.861,55 pontos, contra o atual máximo desde que foi criado em 1896, de 30.218,26 pontos, registado em 04 de dezembro.

Em sentido contrário, o Nasdaq terminou a valorizar-se 0,50%, para 12.440,04 pontos, contra o atual máximo de 12.582,77 pontos em 08 de dezembro.

A nível cambial, o euro abriu hoje em alta no mercado de câmbios de Frankfurt, a cotar-se a 1,2142 dólares, contra 1,2158% na segunda-feira, um novo máximo desde maio de 2018.

O barril de petróleo Brent para entrega em fevereiro abriu também com tendência negativa no Intercontinental Exchange Futures (ICE) de Londres, a cotar-se a 49,80 dólares, contra 50,29 dólares na segunda-feira, um máximo desde 03 de março.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Médicos com novo contrato coletivo de trabalho nos Açores

Os sindicatos dos médicos assinaram contratos coletivos de trabalho com o Governo Regional dos Açores (PSD/CDS/PPM) e os três hospitais da região, que preveem mais dias de férias, mais horas para formação e melhorias na avaliação de desempenho.

Smartwatches Revolucionam Monitorização do Consumo de Álcool

Uma investigação da Universidade de Bristol demonstra que smartwatches podem monitorizar o consumo de álcool com maior precisão do que métodos tradicionais. O estudo revela que esta tecnologia pode transformar intervenções futuras e melhorar o entendimento dos padrões de consumo

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights