Maioria dos japoneses contra realização dos Jogos Olímpicos no próximo verão

15 de Dezembro 2020

Uma maioria de japoneses continua a opor-se à realização dos Jogos Olímpicos de Tóquio, adiados para 2021 devido à Covid-19, e defende um novo adiamento ou uma anulação do evento, indicou uma sondagem esta terça-feira divulgada.

Este inquérito mostrou que a opinião pública nipónica mantém praticamente a mesma posição desde o último verão, apesar da chegada das primeiras vacinas ao mercado.

De acordo com a última sondagem difundida pela cadeia de televisão pública NHK, apenas 27% apoiaram a realização dos Jogos Olímpicos no próximo verão, sendo 32% favoráveis à anulação e 31% a um novo adiamento. Os restantes entrevistados não sabem ou não responderam.

A organização do evento e os responsáveis japoneses excluíram a hipótese de voltar a adiar Tóquio2020, os primeiros Jogos Olímpicos da história a serem adiados em tempo de paz. O adiamento foi anunciado em março passado quando o novo coronavírus se propagava pelo mundo.

Outras sondagens de opinião confirmaram as reticências do público japonês.

Na segunda-feira, a agência de notícias Jiji difundiu uma sondagem, na qual 21% dos entrevistados defenderam uma anulação e cerca de 30% um novo adiamento.

Numa sondagem idêntica, publicada em 06 de dezembro pela agência de notícias japonesa Kyodo, 61,2% opuseram-se à realização de Tóquio2020 no próximo ano.

O recente lançamento de campanhas de vacinação em diferentes regiões do mundo veio reforçar a confiança dos organizadores na possibilidade de realizar os Jogos Olímpicos, mesmo se a inoculação não for obrigatória para atletas ou espetadores.

No entanto e ao mesmo tempo que as primeiras vacinas começam a ser distribuídas, novas vagas de infeções estão a surgir em vários países, incluindo no Japão, onde o balanço é relativamente baixo, com menos de 2.600 mortos desde o início da pandemia, de acordo com dados oficiais.

No início de dezembro, os organizadores anunciaram que os Jogos Olímpicos iam custar 2,1 mil milhões de euros mais do que inicialmente previsto, o que elevou o orçamento total provisório para cerca de 13 mil milhões de euros.

Os Jogos Olímpicos vão decorrer entre 23 de julho e 08 de agosto e os Jogos Paralímpicos entre 24 de agosto e 05 de setembro.

A pandemia de Covid-19 provocou pelo menos 1.612.297 mortos resultantes de mais de 72,1 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 5.649 pessoas dos 350.938 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

AlmadaCare promove cursos para preparar futuros papás

A Clínica AlmadaCare, recentemente inaugurada, está comprometida em apoiar os futuros pais na preparação para a chegada dos seus filhos. É com este objetivo que a clínica promove o workshop “GPS Amamentação”, no dia 19 de abril, e o curso “T.I.M.E. para Nascer”, nos dias 21 e 27 de abril.

Ministra da Saúde solicita relatório sobre mudanças implementadas na área da Saúde

De acordo com o Expresso, a Ministra da Saúde, Ana Paula Martins, emitiu um despacho a solicitar à DE-SNS um relatório detalhado sobre as mudanças implementadas desde o início do mandato de Fernando Araújo. O objetivo é obter informações sobre as recentes alterações levadas a cabo pela DE-SNS e compreender melhor o modelo de Unidade Local de Saúde.

ESEnfC realiza hoje Encontro Anual do Programa de Doutoramento em Enfermagem

Arnaldo Santos e Gabriele Meyer estão hoje na Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC), onde falarão, respetivamente, sobre “Liderar em ciência: processos e dinâmicas de cocriação na era global e digital” (14h30) e “Passado, Presente e Futuro das Ciências de Enfermagem” (15h30).

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights