Primeiro banho de 2021 na praia da Barra cancelado devido à pandemia

28 de Dezembro 2020

O primeiro banho do ano na praia da Barra, Ílhavo, no distrito de Aveiro, que teria este ano a sua 40.ª edição, foi cancelado devido à pandemia de covid-19, informou a organização

Em comunicado, a associação dos Amigos da Praia da Barra (AAPB) informa “com muita tristeza” que não poderá promover e organizar a edição de 2021 do “Banho dos Magníficos”, devido às “consequências originadas pela pandemia do covid-19 que afetou o país e obrigam a várias limitações”.

“Pedimos a todos que queiram manter esta tradição que mantenham alguns cuidados como quanto às condições do estado do mar e que mantenham o distanciamento social e que sempre que possível usem máscara”, refere a mesma nota.

A tradição começou em 1981 por iniciativa de Eduardo de Sousa, conhecido por “Atita”, uma das figuras aveirenses mais carismáticas, que morreu em 2017, quatro dias após ter sido agraciado pelo Presidente da República com a Grã-Cruz da Ordem de Mérito Civil.

Em 2012, com a retirada de “Atita”, o legado passou para a AAPB que, desde então, tem mantido viva a tradição, atraindo cada vez mais “corajosos” a mergulhar nas águas frias do Atlântico no primeiro dia do ano, sob o olhar de centenas de pessoas.

“Uma coisa que esta pandemia nos ensinou foi que não podemos deixar promessas, mas vamos arriscar e deixar a promessa com a esperança que na edição de 2022 estaremos de volta com ainda mais força, para dessa forma continuarmos a lembrar o nosso querido amigo e a tornar ainda maior o Banho dos Magníficos na praia da Barra”, conclui a nota.

Em Portugal, morreram 6.619 pessoas dos 394.573 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A pandemia de covid-19 provocou pelo menos 1.758.026 mortos resultantes de mais de 80,2 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

NR/HN/LUSA

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Bolsas Mais Valor em Saúde distinguem quatro projetos inovadores no SNS

Gilead Sciences, em parceria com a Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares (APAH), a Exigo e a Vision for Value, anunciou os vencedores da 4ª edição das Bolsas Mais Valor em Saúde – Vidas que Valem, iniciativa que distingue projetos inovadores no Serviço Nacional de Saúde (SNS) focados na metodologia Value-Based Healthcare (VBHC). 

Dia Mundial da DPOC: Uma Doença Prevenível que Ainda Mata

No dia 19 de novembro assinala-se o Dia Mundial da Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica (DPOC), uma condição respiratória crónica que, apesar de ser prevenível e tratável, continua a ser uma das principais causas de morbilidade e mortalidade a nível global.

Patrícia Costa Reis: “Precisamos de diagnosticar mais cedo a XLH”

Numa entrevista exclusiva ao HealthNews, Patrícia Costa Reis, gastroenterologista pediátrica, investigadora e professora na Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa – Hospital de Santa Maria -, esclarece os mecanismos e impactos da XLH (hipofosfatemia ligada ao cromossoma X). Esta doença genética rara provoca perdas de fósforo, originando raquitismo, deformidades ósseas, dor crónica e fadiga. A especialista destaca a importância do diagnóstico precoce, o papel crucial das equipas multidisciplinares e a mudança de paradigma no tratamento com a introdução de terapêuticas dirigidas.

Menos arsénio na água diminui mortes por cancro e doenças cardíacas

Um estudo recente publicado na revista científica JAMA revela que a diminuição dos níveis de arsénio na água potável está associada a uma redução significativa da mortalidade por doenças crónicas, incluindo cancro e doenças cardiovasculares. 

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights