Wall Street segue em alta após Trump ter assinado plano de apoio à economia

28 de Dezembro 2020

A bolsa de Nova Iorque seguia esta segunda-feira em alta no início da sessão, animada pela ratificação do programa de apoio à economia norte-americana pelo presidente cessante dos Estados Unidos, Donald Trump.

Às 14h50 (hora de Lisboa), o índice Dow Jones subia 0,68% para 30.408,50 pontos e o Nasdaq avançava 0,63% para 12.885,22 pontos.

O índice alargado S&P 500 ganhava 0,70% para 3.728,86 pontos.

No domingo à noite, Trump assinou o plano de estímulos orçamentais aprovado pelo Congresso para atenuar os efeitos da crise causada pela pandemia de Covid-19, depois de o ter recusando alegando que era insuficiente o pagamento de 600 dólares (cerca de 490 euros) a milhões de norte-americanos.

Após o seu próprio governo ter negociado esse montante, Trump exigiu aumentar o valor para 2.000 dólares, uma proposta que os líderes republicanos recusam e os democratas apoiam.

A recusa em assinar a lei fez com que dois programas que concediam subsídios de desemprego a milhões de norte-americanos expirassem no domingo, sendo agora renovados quando a lei entrar em vigor.

O bloqueio do Trump suscitou críticas de vários membros do seu partido e, caso se tivesse prolongado até 1 de janeiro, teria levado ao fim de uma proibição de despejos, afetando cerca de 30 milhões de norte-americanos.

O plano de apoio inclui 300 dólares (246 euros) por semana em subsídios de desemprego, 325 mil milhões de dólares (266 mil milhões de euros) em ajuda às empresas (a maior parte para pagarem salários), 45 mil milhões de dólares (37 mil milhões de euros) para sistemas de transportes públicos, 82 mil milhões de dólares (67,1 mil milhões de euros) para escolas e milhares de milhões em cupões alimentares, assistência aos arrendatários e distribuição de vacinas.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Presidente do INEM diz ter condições para continuar no cargo

O presidente do INEM afirmou hoje que sente ter condições para continuar no cargo e assegurou aos deputados que pretende continuar a trabalhar na resolução dos problemas de fundo do instituto “até ao último dia”.

MAIS LIDAS

Share This