FDA aprova vacina da Moderna para uso de emergência nos Estados Unidos

29 de Dezembro 2020

A FDA aprovou a mRNA-1273 da Moderna sob autorização de utilização de emergência para adultos com mais de 18 anos. É a segunda vacina autorizada no país

Para Portugal e para a União Europeia, como dizia a task-force numa conferência de imprensa há duas semanas, a aprovação da mesma vacina está prevista para meados de janeiro, altura na qual deve também começar a ser distribuída, logo de imediato.

“Com a disponibilização de duas vacinas para a prevenção da Covid-19, a FDA tomou mais um passo crucial na luta contra a pandemia global que está a causar um vasto número de hospitalizações e mortes nos Estados Unidos todos os dias”, disse o comissário da FDA Stephen M. Hahn numa declaração a 18 de dezembro. “Através do processo de revisão aberto e transparente da FDA foram autorizadas duas vacinas em janelas temporais expeditas, ao mesmo tempo que assegurámos a sua segurança, eficácia e fabrico aos mais altos padrões de qualidade necessários para apoiar a aprovação para o uso de emergência. Estes padrões e o nosso processo de revisão, que são os mesmo que aplicámos à revisão da primeira vacina contra a Covid-19 e que tencionamos aplicar às próximas, incluem o contributo de peritos em saúde pública independentes, bem como uma análise de dados realizada pelo próprio staff da agência”.

A mRNA-1273, que utiliza a tecnologia patenteada de mRNA da Moderna, tem uma eficácia comprovada de 94% e pode ser armazenada e manuseada em condições muito mais comuns do que a única vacina aprovada na União Europeia até agora, a da Pfizer.

Nos Estados Unidos, contudo, as duas vacinas aprovadas até agora não deverão ser suficientes para satisfazer as necessidades de todos os profissionais de saúde e pessoas pertencentes a grupos de risco, pelo que, ao contrário de Portugal que dispõe de um plano de vacinação efetivo delimitado por grupos populacionais, nos Estados Unidos ainda não se sabe a quem estão destinadas as primeiras 5.9 milhões de doses desta nova vacina.

Portugal estima receber 227.060 doses desta mesma vacina até ao final do primeiro trimestre de 2021, mas só se a aprovação e o parecer da EMA e a CHMP forem divulgados até meados de janeiro.

Recorde-se que Donald Trump já tinha divulgado a aprovação da vacina antes mesmo das autoridades competentes se pronunciarem sobre o assunto

Trump anuncia aprovação da vacina Moderna sem anúncio formal do regulador

NR/PR/João Marques

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Maioria dos médicos já atingiu as 150 horas extras nas urgências

A Federação Nacional dos Médicos (Fnam) avançou esta sexta-feira que a esmagadora maioria dos médicos que faz urgência já atingiu as 150 horas extraordinárias obrigatórias, reclamando “respostas rápidas”, porque “já pouco falta para o verão” e as urgências continuam caóticas.

Ordem convida URIPSSA e URMA para debater situação dos enfermeiros das IPSS

A Secção Regional da Região Autónoma dos Açores da Ordem dos Enfermeiros (SRRAAOE) formalizou esta semana um convite no sentido de requerer uma reunião conjunta entre a Ordem dos Enfermeiros, a União Regional das Instituições Particulares de Solidariedade Social dos Açores e a União Regional das Misericórdias dos Açores.

SIM diz que protocolo negocial com tutela será assinado em maio

O Sindicato Independente dos Médicos (SIM) anunciou esta sexta-feira que o protocolo para iniciar as negociações com o Governo será assinado em maio, esperando que ainda este ano se concretize um calendário de melhoria das condições de trabalho dos médicos.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights