Madeira espera que escolas dos concelhos de maior risco abram na segunda-feira

5 de Janeiro 2021

O secretário regional da Saúde e da Proteção Civil da Madeira, Pedro Ramos, disse esta terça-feira esperar que as escolas nos concelhos do Funchal, Câmara de Lobos, Ribeira Brava e Porto Santo comecem a reabrir a partir da próxima segunda-feira.

“Aquilo que o governo pretende é que em 11 de janeiro, e à medida que se vá conhecendo os resultados dos testes, as escolas comecem a laborar progressivamente”, referiu, na Assembleia Legislativa.

Devido ao aumento de casos de infeção pela Covid-19, o Governo Regional definiu no domingo uma série de medidas restritivas para combate à disseminação do novo coronavírus, suspendendo em quatro concelhos da região (Funchal, Câmara de Lobos, Ribeira Brava e Porto Santo) o ensino presencial, até à testagem dos respetivos professores e do pessoal auxiliar.

Aproveitando a presença do secretário regional no plenário, na discussão de um decreto legislativo regional de adaptação à região de medidas nacionais ao nível da segurança contra incêndios em edifícios, o presidente do grupo parlamentar do PS, Miguel Iglésias, criticou o “relaxamento” das medidas contra a covid-19 do Governo Regional (PSD/CDS-PP) na época de Natal e de Fim de Ano, registando-se agora um maior número de casos positivos no arquipélago.

“Decisão tomada pelo Governo Regional de haver festividades da passagem de ano, onde se permitiu que houvesse jantares até à uma hora da manhã em unidades hoteleiras e restaurantes”, criticou o parlamentar socialista, acusando o executivo de agora “tomar medidas em cima do joelho”.

Em resposta, Pedro Ramos lembrou que as preocupações do Governo Regional quanto à pandemia retrocedem a 16 de março, data em que foi registado o primeiro caso de infeção na região.

O executivo, disse, atendeu a “uma época muito característica dos madeirenses” e antevia, por isso, “um aumento de casos”, mas também confiava na “responsabilidade dos cidadãos, que na maioria cumpriram”.

Rejeitando a crítica de “medidas sobre o joelho”, Pedro Ramos recordou a dupla testagem no quinto e sétimo dias dos passageiros desembarcados na região e a vacinação já efetuada a 800 profissionais da saúde, e sublinhou que até 01 de fevereiro a região receberá mais 14.625 vacinas, que se juntarão às 9.750 já recebidas, permitindo vacinar 50 mil pessoas.

A Madeira tem, segundo o balanço mais recente, de segunda-feira, 2.110 casos positivos de Covid-19, dos quais 1.218 são recuperados e 16 resultaram em óbitos.

Dos 876 casos ativos atualmente, 175 são importados e 701 de transmissão local.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Prémio Inovação em Saúde: IA na Sustentabilidade

Já estão abertas as candidaturas à 2.ª edição do Prémio “Inovação em Saúde: Todos pela Sustentabilidade”. Com foco na Inteligência Artificial aplicada à saúde, o concurso decorre até 30 de junho e inclui uma novidade: a participação de estudantes do ensino superior.

Torres Novas recebe IV Jornadas de Ortopedia no SNS

O Centro de Responsabilidade Integrado de Ortopedia da ULS Médio Tejo organiza as IV Jornadas dos Centros de Responsabilidade Integrados na área da Ortopedia este sábado, 12 de abril, no Teatro Virgínia, em Torres Novas. O evento reúne especialistas nacionais e internacionais.

SPMS alerta para esquema de phishing em nome do SNS

Os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS) alertam para um esquema fraudulento envolvendo mensagens SMS em nome do SNS. As falsas comunicações pedem atualização de registo para evitar perda de acesso aos cuidados de saúde, mas visam roubar dados pessoais ou instalar vírus.

Saúde mental prioritária: 1 psicólogo por cada 500 alunos

A nova Lei n.º 54/2025 estabelece um rácio de 1 psicólogo por cada 500 alunos nas escolas públicas e cria uma rede de serviços de psicologia no ensino superior, incluindo uma linha telefónica gratuita. Estas medidas reforçam a saúde mental e o bem-estar educacional em Portugal.

IGAS processa Eurico Castro Alves

A Inspeção-Geral das Atividades em Saúde (IGAS) anunciou hoje ter instaurado em novembro de 2024 um processo ao diretor do departamento de cirurgia do Hospital Santo António, no Porto.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights