DGS alerta que temperaturas baixas podem ter impacto sobre a mortalidade nos próximos dias

7 de Janeiro 2021

A Direção-Geral da Saúde revela que na próxima semana as temperaturas podem variar entre -6 e 6°C na generalidade do território, alertando para um aumento da mortalidade em pessoas com mais de 65 anos.

As previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) revelam que Portugal continental vai ser atingido por uma massa de ar com caraterísticas de ar Ártico a partir da madrugada de domingo.

“Como consequência, na próxima semana, a temperatura mínima deverá variar entre -6 e 6°C na generalidade do território e a temperatura máxima não ultrapassará os 14°C, estando previsto que os valores mais baixos sejam registados nas regiões do interiorNorte e Centro”, avisa a DGS.

Devido às baixas temperaturas é provável que “tenham repercussões sobre a mortalidade nos próximos dias, nomeadamente nas pessoas com 65 ou mais anos, pelo que as medidas recomendadas adquirem particular relevo neste grupo etário.”

É por isso que a DGS recomenda a todos os portugueses que evitem exposição prolongada ao frio e mudanças bruscas de temperatura, a utilização de várias camadas de roupa, a manutenção do corpo hidratado (ingerindo sopas e bebidas quentes e evitando o álcool que proporciona uma falsa sensação de calor).

Recomenda ainda que manter as casas quentes, mas “ter especial atenção aos aquecimentos com combustão (ex.: braseiras e lareiras), que podem causar intoxicação devido à acumulação de monóxido decarbono e levar à morte”.

As medidas de proteção individual surgem numa altura em que as previsões meteorológicas apontam para a continuação de tempo frio e seco.

PR/HN/Vaishaly Camões

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights