Mercado farmacêutico cai em dezembro, mas mantém crescimento em 2020

13 de Janeiro 2021

O mercado farmacêutico caiu 4% em valor face a dezembro do ano anterior, uma tendência que se mantém desde novembro que não foi suficiente para contrariar o ritmo de todo o ano de 2020, em que o mercado cresceu 1%, apesar da queda de 1,2% na venda de unidades.

Os dados são da Health Market Research que destaca para o mês de dezembro uma dinâmica negativa ao nível do Pharma Market face ao mês homólogo tanto em valor como em volume (respetivamente 4,2% e -9,8%).

Já o segmento Consumer Healthcare apresenta um decréscimo em Sell-Out face a dezembro de 2019, -12,1% em valor e -18,7% em volume. As maiores variações absolutas, em unidades, verificam-se ao nível das classes HMR3 Expectorantes, Antigripais e Inflamação Garganta, impactando negativamente este segmento.

Apesar da queda acentuada no Sell Out do segmento Consumer Healthcare face ao período homólogo, quando comparado com o mês precedente apresenta um ligeiro aumento de 1,5% em sell out em valores no mês de Dezembro face a Novembro20.

O segmento Pharmaceutical apresenta igualmente perdas face ao mês homólogo tanto em valor como em volume, -4,2% e –9,8% respetivamente.

Ao nível do Pharma Market constata-se uma redução de 4,5% no Sell Out em unidades do subsegmento de Prescription Medicines face a igual mês do ano passado. No subsegmento de Non Prescription Medicines assinala-se um decréscimo acentuado em valor (-25,1%) e em volume (-31,2%) face ao Dezembro homólogo.

Ao nível do Prescription Medicines, o subsegmento de Branded apresenta um decréscimo de 7,1% em volume, e de – 1,6% em valor face ao mês homólogo.

PR/HN/João Marques

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

IPG acolhe polo do Centro de Envelhecimento Ativo

O Instituto Politécnico da Guarda (IPG) vai acolher um polo do Centro de Competências de Envelhecimento Ativo, que irá desenvolver atividades para criar melhores condições de vida aos idosos da região.

Quinze ULS terão equipas dedicadas na área da Saúde Mental

Os primeiros Centros de Responsabilidade Integrados dedicados à Saúde Mental vão arrancar em 15 Unidades Locais de Saúde, numa primeira fase em projeto-piloto e durante 10 meses, segundo uma portaria publicada em Diário da República.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights