Mercado farmacêutico cai em dezembro, mas mantém crescimento em 2020

13 de Janeiro 2021

O mercado farmacêutico caiu 4% em valor face a dezembro do ano anterior, uma tendência que se mantém desde novembro que não foi suficiente para contrariar o ritmo de todo o ano de 2020, em que o mercado cresceu 1%, apesar da queda de 1,2% na venda de unidades.

Os dados são da Health Market Research que destaca para o mês de dezembro uma dinâmica negativa ao nível do Pharma Market face ao mês homólogo tanto em valor como em volume (respetivamente 4,2% e -9,8%).

Já o segmento Consumer Healthcare apresenta um decréscimo em Sell-Out face a dezembro de 2019, -12,1% em valor e -18,7% em volume. As maiores variações absolutas, em unidades, verificam-se ao nível das classes HMR3 Expectorantes, Antigripais e Inflamação Garganta, impactando negativamente este segmento.

Apesar da queda acentuada no Sell Out do segmento Consumer Healthcare face ao período homólogo, quando comparado com o mês precedente apresenta um ligeiro aumento de 1,5% em sell out em valores no mês de Dezembro face a Novembro20.

O segmento Pharmaceutical apresenta igualmente perdas face ao mês homólogo tanto em valor como em volume, -4,2% e –9,8% respetivamente.

Ao nível do Pharma Market constata-se uma redução de 4,5% no Sell Out em unidades do subsegmento de Prescription Medicines face a igual mês do ano passado. No subsegmento de Non Prescription Medicines assinala-se um decréscimo acentuado em valor (-25,1%) e em volume (-31,2%) face ao Dezembro homólogo.

Ao nível do Prescription Medicines, o subsegmento de Branded apresenta um decréscimo de 7,1% em volume, e de – 1,6% em valor face ao mês homólogo.

PR/HN/João Marques

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

EHSAS Summer University estimula colaboração interprofissional na saúde

 A 1.ª Edição da EHSAS Summer University, com o tema “Shaping Europe’s Healthcare Future – The Workforce of Tomorrow”, decorre entre os dias 28 de julho e 2 de agosto em Braga, na Universidade do Minho. O programa educacional conta já com confirmações por parte da Direção-Geral da Saúde, da Direção Executiva do SNS, da Organização Mundial da Saúde e da Agência Europeia de Medicamentos.

Portugal com 20 casos confimados de sarampo

Portugal tem 20 casos confirmados de sarampo, revelou esta terça-feira a diretora-geral da Saúde, Rita Sá Machado, que realçou as “elevadas taxas de cobertura nacionais” na vacinação contra esta doença.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights