Lar de Vila Nova de Cerveira vive “calamidade” com todos os utentes infetados

19 de Janeiro 2021

O provedor da Misericórdia de Vila Nova de Cerveira, no distrito de Viana do Castelo, classificou esta terça-feira de "calamidade" a situação do lar Maria Luísa, com 66 utentes infetados com o vírus SARS-CoV-2, sendo que três estão hospitalizados.

“Estamos a viver uma situação de calamidade. É de facto dramático. Pedi ao presidente da Câmara de Vila Nova de Cerveira para reunir, de urgência, a comissão municipal de proteção civil para analisarmos esta situação”, afirmou hoje à agência Lusa Rui Cruz.

Segundo o provedor, “alguns utentes apresentam sintomas ligeiros e outros estão assintomáticos”.

Rui Cruz explicou que, “além dos 63 utentes infetados, que permanecem na Estrutura Residencial para Idosos (ERPI), 32 de um total de 52 funcionários da instituição – entre administrativos, profissionais de saúde e auxiliares – também foram contaminados com o vírus que provoca a Covid-19.

Entre sábado e segunda-feira, morreram quatro utentes com Covid-19.

“Temos 10 funcionários com baixa médica e apenas 10 estão no ativo. Foram-nos disponibilizados cinco elementos de uma Brigada de Intervenção Rápida (BIR), o que é manifestamente insuficiente”, disse.

Contactada pela Lusa, fonte autárquica adiantou que a “reunião de emergência irá decorrer ainda na manhã de hoje para tentar encontrar soluções para fazer frente ao surto que atinge o lar Maria Luísa”.

A pandemia de Covid-19 provocou, pelo menos, 2.031.048 mortos resultantes de mais de 94,9 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 9.028 pessoas dos 556.503 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

68% dos doentes não têm a asma controlada

Muito prevalente, subdiagnosticada e mal controlada, a asma ainda pode ser causa de morte no nosso país. Para aumentar a literacia sobre esta doença, o GRESP, a SPAIC e a SPP, embarcam no Autocarro da Asma para esclarecer a comunidade

Ordem firme na necessidade de se resolver pontos em aberto nas carreiras dos enfermeiros

O Presidente da Secção Regional da Região Autónoma dos Açores da Ordem dos Enfermeiros (SRRAAOE), Pedro Soares, foi convidado a reunir esta sexta-feira na Direção Regional da Saúde, no Solar dos Remédios, em Angra do Heroísmo. Esta reunião contou com a presença de representantes dos sindicatos e teve como ponto de partida a necessidade de ultimar os processos de reposicionamento que ainda não se encontram concluídos, firmando-se a expetativa de que tal venha a acontecer até ao final deste ano.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights