Escassez de vacinas nos EUA força cancelamentos e adiamentos na vacinação

22 de Janeiro 2021

A escassez de vacinas contra a pandemia de Covid-19 levou esta quinta-feira a que alguns locais de vacinação na cidade de Nova Iorque começassem a cancelar ou adiar o processo de vacinação que o presidente norte-americano, Joe Biden, jurou reverter.

As entregas de vacinas em menor quantidade do que era esperado pelo governo federal causaram “frustração e confusão”, revelou a Associeted Press (AP), adiantando que a menor quantidade está a limitar a capacidade dos estados norte-americanos em enfrentar o surto pandémico que matou mais de 400 mil norte-americanos.

Nos últimos dias, as autoridades dos estados da Califórnia, Ohio, West Virginia, Flórida e do Havai alertaram para que os stocks de vacinas estavam a terminar e o fornecimento das mesmas era menor.

O presidente da Câmara de Nova Iorque, Bill de Blasio, explicou que a vacinação não parou em toda a cidade, mas que a procura de vacinas excede agora, em muito, o número de doses disponíveis.

“É tremendamente triste que tenhamos tantas pessoas a desejarem a vacina e tanta capacidade em aplicá-la”, afirmou o responsável politico, tendo dito: “O que está a acontecer?”.

E prosseguiu: “Por falta de abastecimento, estamos realmente a ter de cancelar compromissos”.

Nas últimas duas semanas, os estados norte-americanos, a pedido da administração Trump, alargaram rapidamente as iniciativas de vacinação para as pessoas com 65 anos ou mais anos, o que aumentou as expectativas de disponibilização de vacinas e criou uma maior procura.

Na semana passada, o Departamento de Saúde e Serviços Humanos disse que as expectativas dos estados norte-americanos sobre a quantidade de vacinas iam “numa direção errada”.

Marcus Plescia, que pertence à Associação de Saúde Territorial e Estadual, explicou à agência AP que o alargamento da elegibilidade da vacina às pessoas com 65 anos ou mais foi feito “muito cedo”, antes que o abastecimento pudesse aumentar.

“Precisávamos de uma liderança federal estável no início do processo de vacinação”, lembrou Plescia, adiantando que “isso não aconteceu”.

“Agora que não estamos dar prioridade a esses grupos, vai haver algum atraso para que a oferta se ajuste à procura”, salientou o médico.

O abastecimento “vai aumentar nas próximas semanas”, garantiu à AP a mesma fonte.

As entregas saem para os estados norte-americanos todas as semanas e a administração federal e as farmacêuticas têm vindo a garantir que grandes quantidades “estão a caminho”, frisou o médico.

“O abastecimento (de vacinas) deu-se a um ritmo dececionante”, pois a administração norte-americana entregou quase 38 milhões de doses aos estados e apenas cerca de 17,5 milhões foram administradas, segundo dados dos Centros de Controlo e Prevenção de Doenças do país.

A pandemia de Covid-19 provocou, pelo menos, 2.075.698 mortos resultantes de mais de 96,8 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

IPG acolhe polo do Centro de Envelhecimento Ativo

O Instituto Politécnico da Guarda (IPG) vai acolher um polo do Centro de Competências de Envelhecimento Ativo, que irá desenvolver atividades para criar melhores condições de vida aos idosos da região.

UC integra estudo mundial sobre aumento da obesidade

Mais de um bilião de pessoas vivem atualmente com obesidade no mundo, segundo um estudo internacional em que participaram investigadores da Universidade de Coimbra (UC), divulgou a instituição.

Quinze ULS terão equipas dedicadas na área da Saúde Mental

Os primeiros Centros de Responsabilidade Integrados dedicados à Saúde Mental vão arrancar em 15 Unidades Locais de Saúde, numa primeira fase em projeto-piloto e durante 10 meses, segundo uma portaria publicada em Diário da República.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights