Ex-ministro Roberto Carneiro concorda com o encerramento de escolas e defende ensino online

22 de Janeiro 2021

O ex-ministro da Educação Roberto Carneiro considerou esta sexta-feira que o fecho das escolas foi uma medida positiva, de uma forma geral, e defendeu que o ensino online deve ser melhorado e estar preparado para funcionar em qualquer altura.

“O online está para ficar, não vai desaparecer. Acho importantíssimo que os alunos tenham acesso a equipamentos”, disse à agência Lusa Roberto Carneiro, que, como independente, foi ministro da Educação no XI Governo Constitucional, liderado por Cavaco Silva.

Para Roberto Carneiro, a paragem letiva de 15 dias decidida pelo governo tem consequências negativas para os alunos, mas o critério fundamental para fechar as escolas foi “um critério de saúde”, frisou.

Questionado sobre a opção do governo de não manter as aulas online, afirmou: “Não sei se o ensino está preparado para isso, mas devia estar. Devia estar preparado para ser online em qualquer altura”.

Já o fecho das escolas, observou, reunia “um grande consenso”.

“Eu tenho 19 netos e tenho sentido isso da parte dos meus filhos e dos meus netos, a necessidade de cuidarem sobretudo da saúde”, declarou.

O primeiro-ministro, António Costa, anunciou na quinta-feira novas medidas para conter a pandemia de Covid-19, nomeadamente o encerramento das escolas, a partir de hoje e durante duas semanas.

A pandemia de Covid-19 já provocou pelo menos 2.092.736 mortos resultantes de mais de 97,4 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 9.920 pessoas em 609.136 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Prémio Inovação em Saúde: IA na Sustentabilidade

Já estão abertas as candidaturas à 2.ª edição do Prémio “Inovação em Saúde: Todos pela Sustentabilidade”. Com foco na Inteligência Artificial aplicada à saúde, o concurso decorre até 30 de junho e inclui uma novidade: a participação de estudantes do ensino superior.

Torres Novas recebe IV Jornadas de Ortopedia no SNS

O Centro de Responsabilidade Integrado de Ortopedia da ULS Médio Tejo organiza as IV Jornadas dos Centros de Responsabilidade Integrados na área da Ortopedia este sábado, 12 de abril, no Teatro Virgínia, em Torres Novas. O evento reúne especialistas nacionais e internacionais.

SPMS alerta para esquema de phishing em nome do SNS

Os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS) alertam para um esquema fraudulento envolvendo mensagens SMS em nome do SNS. As falsas comunicações pedem atualização de registo para evitar perda de acesso aos cuidados de saúde, mas visam roubar dados pessoais ou instalar vírus.

Saúde mental prioritária: 1 psicólogo por cada 500 alunos

A nova Lei n.º 54/2025 estabelece um rácio de 1 psicólogo por cada 500 alunos nas escolas públicas e cria uma rede de serviços de psicologia no ensino superior, incluindo uma linha telefónica gratuita. Estas medidas reforçam a saúde mental e o bem-estar educacional em Portugal.

IGAS processa Eurico Castro Alves

A Inspeção-Geral das Atividades em Saúde (IGAS) anunciou hoje ter instaurado em novembro de 2024 um processo ao diretor do departamento de cirurgia do Hospital Santo António, no Porto.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights