Moderna desenvolve vacina contra a VIH

22 de Janeiro 2021

Depois do sucesso da tecnologia de ARN mensageiro utilizada para o desenvolvimento da vacina contra a Covid-19 a farmacêutica norte-americana anuncia que vai recorrer a esta nova ferramenta para criar uma vacina contra a VIH.

Em comunicado, a Moderna anunciou no início desta semana a intenção de disponibilizar no mercado vacinas contra alguns vírus que “têm escapado aos esforços destinados às vacinas tradicionais”. Neste sentido a companhia prevê a criação de vacinas contra a gripe, o vírus Nipah e VIH.

O CEO e chief executive officer, Stéphane Bancel, explica que a utilização do ARN mensageiro serviu como empurrão para desenvolver programas “mais ambiciosos”. “Depois de termos demonstrado que a nossa vacina baseada no ARN mensageiro pode prevenir a Covid-19, fomos encorajados a concretizar programas de desenvolvimento mais ambiciosos”.

Relativamente à gripe a empresa assumiu a vontade de explorar possíveis combinações de vacinas contra esse vírus e o SARS-CoV-2. A biofarmacêutica refere ainda que criar uma vacina contra o vírus Nipah.

Já no que diz respeito ao vírus por imunodeficiência humana a Moderna planeia trabalhar pela mão da ONG International AIDS Vaccine Initiative e da Fundação Bill e Melinda Gates. Esta colaboração prevê que sejam desenvolvidas duas vacinas.

Caso a companhia consiga resultados promissores o mundo poderia assistir a um marco, passando a existir um antes e um depois na área do VIH. Desde a década de oitenta que milhões de doentes veem a sua vida dependente de medicamentos e terapêutica inovadoras.

A Organização Mundial da Saúde estima que até finais de 2019 mais de 38 milhões de pessoas vivem com esta infeção.

De acordo com o Centro Europeu de Controlo de Doenças nos últimos anos o número de doentes diminuiu em Portugal, enquanto noutros países do Espaço Económico Europeu quase que triplicaram.

A doença continua a ser mais prevalente nos heterosexuais.

HN/Vaishaly Camões

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Maioria dos médicos já atingiu as 150 horas extras nas urgências

A Federação Nacional dos Médicos (Fnam) avançou esta sexta-feira que a esmagadora maioria dos médicos que faz urgência já atingiu as 150 horas extraordinárias obrigatórias, reclamando “respostas rápidas”, porque “já pouco falta para o verão” e as urgências continuam caóticas.

Ordem convida URIPSSA e URMA para debater situação dos enfermeiros das IPSS

A Secção Regional da Região Autónoma dos Açores da Ordem dos Enfermeiros (SRRAAOE) formalizou esta semana um convite no sentido de requerer uma reunião conjunta entre a Ordem dos Enfermeiros, a União Regional das Instituições Particulares de Solidariedade Social dos Açores e a União Regional das Misericórdias dos Açores.

SIM diz que protocolo negocial com tutela será assinado em maio

O Sindicato Independente dos Médicos (SIM) anunciou esta sexta-feira que o protocolo para iniciar as negociações com o Governo será assinado em maio, esperando que ainda este ano se concretize um calendário de melhoria das condições de trabalho dos médicos.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights