Deputados do PS lamentam condições do centro de saúde de Lamego

29 de Janeiro 2021

Os deputados do PS eleitos por Viseu lamentaram esta sexta-feira que o espaço do centro de saúde de Lamego não se ajuste "às reais necessidades das pessoas" e perguntaram ao Governo se está prevista a construção de um novo.

Segundo os deputados, “o espaço é exíguo para o número de utentes que serve e as diversas unidades que contempla não possuem acessibilidades para os utentes com mobilidade reduzida”.

Naquele espaço funcionam o centro de saúde, a Unidade de Saúde Familiar (USF) Almedina e a Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados (UCSP), tendo os dois primeiros serviços 8.534 utentes e o último 6.788 utentes, referem.

Neste âmbito, os deputados socialistas perguntaram à ministra da Saúde se “está prevista a construção de um novo centro de saúde para Lamego” e de novas instalações para a USF Almedina e para a UCSP.

“Os cuidados de saúde primários asseguram que os utentes recebam cuidados completos, médicos e de enfermagem”, sublinham, acrescentando que estes vão desde a prevenção a “todos os outros cuidados que recebem ao nível das consultas médicas, tratamentos e cuidados paliativos”.

Os deputados dizem ainda que “há quem entenda os cuidados de saúde primários como uma componente essencial do desenvolvimento humano, centrada em aspetos económicos, sociais e políticos”.

“Assim, dada a relevância que assumem cada vez mais os cuidados de saúde primários, as infraestruturas são essenciais para que os profissionais de saúde possam prestar serviços com mais dignidade e com mais qualidade aos seus utentes”, defendem.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights