Governo diz que farmacêuticas devem ser “forçadas a cumprir contratos que assinaram”

29 de Janeiro 2021

O ministro dos Negócios Estrangeiros defendeu esta sexta-feira que as farmacêuticas que não estão a cumprir as encomendas das vacinas contra a Covid-19 devem ser “forçadas a cumprir os contratos que assinaram” com a Comissão Europeia.

Augusto Santos Silva falava em sessão plenária na Assembleia da República para debater as prioridades da presidência portuguesa do Conselho da União Europeia (UE), sublinhando que um dos principais objetivos de Portugal ao longo deste semestre passa por garantir a vacinação dos cidadãos europeus.

Contudo, o ministro apontou que “há problemas do ponto de vista do abastecimento e da provisão [de vacinas] devido a incumprimentos contratuais das empresas que foram contratualizadas pela Comissão Europeia” para esse efeito, referindo-se à farmacêutica anglo-sueca AstraZeneca.

Em agosto de 2020, a Comissão Europeia assinou um contrato com aquela farmacêutica para aquisição de 300 milhões de doses da vacina contra a Covid-19 produzida em colaboração com a universidade de Oxford, com uma opção de mais 100 milhões de doses.

Porém, na semana passada, a AstraZeneca anunciou que pretende entregar doses consideravelmente menores, nas próximas semanas, do que o acordado com a UE, o que Bruxelas entende ser inaceitável e uma possível violação do contrato.

“É claro que temos de resolver o mais depressa possível os incumprimentos contratuais que agora se verificam e que estão a atrasar o processo de vacinação”, vincou Santos Silva, acrescentando que a solução passa por “forçar o cumprimento dos contratos que [as farmacêuticas] assinaram”.

Por fim, o ministro garantiu que “a presidência [portuguesa do Conselho da UE] apoia a Comissão Europeia nos esforços de superar esses incumprimentos”, colocando-se assim do lado da instituição europeia.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

AlmadaCare promove cursos para preparar futuros papás

A Clínica AlmadaCare, recentemente inaugurada, está comprometida em apoiar os futuros pais na preparação para a chegada dos seus filhos. É com este objetivo que a clínica promove o workshop “GPS Amamentação”, no dia 19 de abril, e o curso “T.I.M.E. para Nascer”, nos dias 21 e 27 de abril.

Ministra da Saúde solicita relatório sobre mudanças implementadas na área da Saúde

De acordo com o Expresso, a Ministra da Saúde, Ana Paula Martins, emitiu um despacho a solicitar à DE-SNS um relatório detalhado sobre as mudanças implementadas desde o início do mandato de Fernando Araújo. O objetivo é obter informações sobre as recentes alterações levadas a cabo pela DE-SNS e compreender melhor o modelo de Unidade Local de Saúde.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights