Alemanha quer evitar situações graves como a de Portugal

5 de Fevereiro 2021

O instituto de virologia alemão Robert Koch (RKI) avisou esta sexta-feira que as mutações tornaram o novo coronavírus mais perigoso e o Governo da Alemanha destacou a importância de evitar uma situação grave como a de Portugal.

“A situação está longe de estar sob controle”, explicou o presidente do RKI, Lothar Wieler, referindo-se às três variantes que considera preocupantes – as que foram inicialmente detetadas no Reino Unido, na África do Sul e no Brasil – avisando que “de uma forma geral, o SARS-Cov-2 tornou-se mais perigoso”.

O ministro da Saúde alemão, Jens Spahn, mostrou-se sensível aos alertas dos especialistas e disse ser essencial “não permitir a difusão dinâmica” das novas variantes.

Jens Spahn defendeu que, apesar da diminuição no número de novas infeções diárias, as medidas de contenção na Alemanha devem permanecer, “para evitar o impacto que se tem observado, por exemplo, em Portugal ou na Irlanda”, referindo-se a países com situações epidemiológicas graves.

A variante do novo coronavírus mais difundida neste momento na Alemanha – verificada em 13 dos 16 estados federados – é a que foi detetada no Reino Unido, que os especialistas do RKI consideram ser “mais infecciosa” e que, segundo as primeiras indicações, pode conduzir a uma evolução mais grave da doença.

Com as unidades de cuidados intensivos ainda com números elevados de pacientes, a Alemanha vai manter medidas de contenção decretadas em dezembro até 14 de fevereiro, pelo menos, embora o ministro da Saúde admita que, no final de fevereiro, seja possível começar com o processo de desconfinamento.

“Embora ainda tenhamos semanas difíceis pela frente, estamos a caminho de uma saída para esta pandemia, e estamos a trilhar esse caminho de forma determinada, mas cautelosa”, sublinhou Spahn.

Em relação à campanha de vacinação, o ministro informou que já foram administradas quase três milhões de doses e cerca de 800 mil pessoas já receberam a segunda, o que equivale a 01% da população.

Spahn lembrou que, a partir deste fim de semana, estará disponível na Alemanha uma terceira vacina, a da AstraZeneca, que se juntará às da BioNTech e da Moderna, duplicando o número de vacinações previstas para fevereiro.

O ministro da Saúde alemão também confirmou que, na segunda-feira, entrará em vigor o reajuste do plano de vacinação, que mantém a mesma ordem de prioridade, mas contempla a aplicação da vacina AstraZeneca principalmente em adultos entre os 18 e os 64 anos, por recomendação da Comissão Permanente de Vacinação.

“Ainda teremos algumas semanas difíceis, em termos de falta de vacinas”, reconheceu o ministro, para justificar a necessidade de um planeamento cuidadoso nesta fase do processo de vacinação.

A pandemia de Covid-19 provocou, pelo menos, 2.285.334 mortos resultantes de mais de 104,8 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Portugal registou 120 novos casos de VIH em 2023

Portugal registou 924 novos casos de infeção por VIH em 2023, mais 120 do que no ano anterior, com o diagnóstico a ocorrer maioritariamente em homens, indica o relatório “Infeção por VIH em Portugal 2024” divulgado hoje.

Sónia Dias: “Ciência da Implementação pode ser catalisador para adoção de políticas baseadas em evidências”

Numa entrevista exclusiva ao Healthnews, Sónia Dias, Diretora da Escola Nacional de Saúde Pública da Universidade NOVA de Lisboa (ENSP NOVA), destaca a criação do Knowledge Center em Ciência da Implementação e o lançamento da Rede Portuguesa de Ciência da Implementação como iniciativas estratégicas para “encontrar soluções concretas, promover as melhores práticas e capacitar profissionais e organizações para lidarem com os desafios complexos da saúde”

MAIS LIDAS

Share This