Vacinação arranca hoje no Multiúsos de Gondomar com 100 doses

5 de Fevereiro 2021

A segunda fase de vacinação contra a Covid-19 arranca hoje no pavilhão Multiúsos de Gondomar, no distrito do Porto, com 100 doses de vacinas, informou o presidente da câmara local, apontando para uma operação que se prolongará até sábado.

“O centro de vacinação abre às 08:30 e a primeira vacina é administrada às 09:00. A operação está montada para, pelo menos, até sábado. Se existir ‘stock’ rapidamente a prolongaremos até domingo”, referiu à agência Lusa, Marco Martins.

Em causa está a segunda fase do Plano Nacional de Vacinação contra a Covid-19 dedicada a pessoas com 80 e mais anos e as pessoas com mais de 50 anos, mas com comorbilidades associadas e doenças crónicas.

Este é um dos sete locais já identificados a Norte para albergar os centros de vacinação nesta segunda fase que arrancou a nível nacional na quarta-feira nas Unidades de Saúde Familiares de Alvalade e do Parque, em Lisboa e Vale do Tejo.

Já a Norte o processo arrancou na quinta-feira no Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) Porto Oriental, bem como em Braga, Póvoa de Varzim/Vila do Conde e Vila Real.

Em Gondomar, o espaço foi cedido pela câmara, estando pronto desde sábado

A autarquia também vai disponibilizar os recursos humanos do município, que ficarão responsáveis pela logística e limpeza do espaço.

Neste concelho do distrito do Porto, nesta fase de vacinação, serão abrangidas cerca de 13 mil pessoas.

A vacinação no pavilhão Multiúsos será assegurada por 10 enfermeiros e dois médicos profissionais do ACES de Gondomar.

A pandemia de Covid-19 provocou, pelo menos, 2.269.346 mortos resultantes de mais de 104,3 milhões de casos de infeção em todo o mundo, enquanto em Portugal morreram 13.482 pessoas dos 748.858 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Mónica Nave: “É muito importante conhecer as histórias familiares de doença oncológica”

No âmbito do Dia Mundial do Cancro do Ovário, a especialista em Oncologia, Mónica Nave, falou ao HealthNews sobre a gravidade da doença e a importância de conhecer histórias familiares de doença oncológica. Em entrevista, a médica abordou ainda alguns dos principais sintomas. De acordo com os dados da GLOBOCAN 2022, em Portugal foram diagnosticados 682 novos casos de cancro do ovário em 2022. No mesmo ano foi responsável por 472 mortes, colocando-o como o oitavo cancro mais mortal no sexo feminino.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights