Federação Académica do Porto apela ao Governo reforço da ação social e prevenção do abandono escolar

16 de Fevereiro 2021

A Federação Académica do Porto (FAP) apelou esta terça-feira, numa carta endereçada ao ministro da Ciência e Ensino Superior, Manuel Heitor, o reforço da ação social, o acesso a equipamentos tecnológicos e a prevenção do abandono escolar.

Na carta, a que a Lusa teve acesso, a FAP afirma que a aplicação das recomendações remetidas às instituições do Ensino Superior “denotou que estas não se encontravam preparadas, o que gerou um clima de incerteza” e de instabilidade “no seio da comunidade académica”.

A 21 de janeiro, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (MCTES) emitiu uma recomendação para serem adotadas alternativas ao regime presencial, incluindo na avaliação de estudantes, “quando adequado”.

Para mitigar o risco de contágio de Covid-19, a tutela recomendou também que a interrupção das atividades de ensino em regime presencial fosse “compensada na íntegra” por atividades não presenciais, garantindo o “reforço adequado dos tempos de aprendizagem” e de apoio aos estudantes.

Às instituições, o MCTES pediu que confirmem que a recalendarização e o eventual adiamento de avaliações garante que os estudantes são informados.

Citada na missiva enviada ao ministro Manuel Heitor, a presidente da FAP, Ana Gabriela Cabilhas, afirma que o contexto sanitário e a consequente “crise social e económica agrava os riscos de abandono escolar e precoce”, uma das preocupações da federação.

“O impacto na saúde mental dos estudantes pode afetar o seu sucesso académico, assim como a ausência de material informático e a ligação a ‘Internet’ de qualidade, e os constrangimentos habitacionais”, refere.

Para que “os erros identificados no ano letivo anterior não se repitam”, a FAP apela para que a tutela assegure mecanismos extraordinários de regularização de dívida por falta de pagamento das propinas no ano letivo 2020/21 a estudantes afetados pela crise.

No documento, recomenda o alargamento da atribuição de computadores portáteis e o acesso à tarifa social da ‘Internet’ aos estudantes bolseiros de ação social no Ensino Superior.

Manter as cantinas, bibliotecas e residências “operacionais” com o reforço do controlo sanitário, e identificar os estudantes que faltam a momentos de avaliação ou aulas práticas reforçando o acompanhamento necessário para a recuperação dos mesmos são outras das recomendações.

Ana Gabriela Cabilhas destaca ainda que “a FAP encara este segundo semestre com preocupação”.

“Em dois anos consecutivos, milhares de estudantes veem uma parte significativa do seu percurso formativo condicionada por um conjunto de fatores. Precisamos de uma maximização de esforços para garantir uma aprendizagem com qualidade, começando desde logo com mais inovação pedagógica”, afirma.

Na nota enviada às instituições de Ensino Superior, o ministério recomendou que “o ensino clínico e os estágios, em particular os estágios clínicos, devem manter-se em regime presencial sempre que possível, devendo ser desenvolvidos novos esforços de colaboração entre as instituições envolvidas”.

Também o acesso a laboratórios e infraestruturas científicas deve ser garantido para “a realização de trabalhos de investigação em curso, inadiáveis, nomeadamente no âmbito de teses”.

Já os trabalhos de júris no âmbito das carreiras de pessoal docente e não docente, bem como a apresentação e avaliação de dissertações e teses académicas, “podem e devem funcionar com recurso a meios de videoconferência”.

A pandemia de Covid-19 provocou, pelo menos, 2.400.543 mortos no mundo, resultantes de mais de 108,7 milhões de casos de infeção, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 15.411 pessoas dos 787.059 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Klépierre lança ‘Hora Serena’ para inclusão no autismo

A Klépierre implementou a “Hora Serena” nos seus centros comerciais em Portugal, uma iniciativa que ajusta luzes e sons para criar um ambiente inclusivo para pessoas com perturbações do espectro do autismo (PEA) e hipersensibilidade sensorial.

Estudo português revela: VSR mais letal que gripe em adultos

Estudo realizado no Hospital de Matosinhos confirma que o vírus sincicial respiratório (VSR) em adultos, embora menos prevalente que a gripe, resulta em maior mortalidade, complicações e custos hospitalares, sublinhando a urgência de prevenção em quem tem mais de 60 anos.

ANDAR Celebra 30 Anos de Apoio aos Doentes com Artrite Reumatóide

A ANDAR celebra 30 anos de dedicação aos doentes com Artrite Reumatóide no Dia Nacional do Doente, a 5 de abril. A associação promove eventos em Lisboa para reforçar o apoio aos pacientes e divulga avanços terapêuticos nas suas Jornadas Científicas.

Daniel Gaio Simões Assume Liderança da Bayer Portugal

Daniel Gaio Simões é o novo Country Head da Bayer Portugal, sucedendo a Marco Dietrich. Com uma carreira sólida na indústria farmacêutica e regulamentação, assume a liderança num momento de reorganização global da Bayer, integrando o cluster ibérico sob Jordi Sanchez

SNS Abre 200 Vagas para Progressão na Carreira Farmacêutica

O Serviço Nacional de Saúde (SNS) vai abrir 200 vagas para progressão na carreira farmacêutica, incluindo 50 para avaliadores séniores e 150 para avaliadores. A medida integra um acordo entre o Ministério da Saúde e o Sindicato dos Farmacêuticos, com revisão salarial e integração de residentes.

Doença de Parkinson: BIAL expande opções terapêuticas com KYNMOBI®

A BIAL anuncia o lançamento de KYNMOBI®, o primeiro filme sublingual para tratar episódios OFF na doença de Parkinson. Disponível em Portugal e Espanha, esta solução inovadora promete alívio rápido dos sintomas, melhorando a qualidade de vida dos doentes.

Especialistas reúnem-se em Lisboa para debater linfomas e apoio ao doente

A Associação Portuguesa Contra a Leucemia (APCL) organiza, a 12 de abril, o 3.º Seminário sobre Linfomas no Auditório do Metro de Lisboa. O evento abordará desde o diagnóstico até à retoma da vida, reunindo especialistas e promovendo apoio a doentes e cuidadores.

Congresso Update em Medicina Reconhece Excelência Social

Dois projetos inovadores que promovem o acesso à saúde para mulheres migrantes e pessoas sem-abrigo foram distinguidos com o Prémio Fratelli Tutti 2025. As iniciativas já estão a transformar vidas e serão celebradas no Congresso Update em Medicina, de 30 de abril a 2 de maio, em Coimbra.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights