Vacinação arranca amanhã em Alcácer do Sal

17 de Fevereiro 2021

O processo de vacinação contra a Covid-19 no concelho de Alcácer do Sal (Setúbal) vai decorrer, a partir desta quinta-feira, em dois gimnodesportivos disponibilizados pelo município e, nesta fase, serão vacinadas 404 pessoas, foi hoje divulgado.

“A câmara disponibilizou dois pavilhões gimnodesportivos em Alcácer do Sal e no Torrão totalmente equipados para receber este processo. No caso de Alcácer do Sal, o pavilhão está preparado com sete postos de vacinação e, no caso do Torrão, com quatro postos”, explicou à agência Lusa o presidente da Câmara de Alcácer do Sal, Vítor Proença.

De acordo com o autarca, a vacinação que vai decorrer quinta e sexta-feira, em Alcácer do Sal, “vai abranger também [a população] da Comporta, São Martinho, Vale do Guizo e Arêz”, e no sábado “a população da freguesia do Torrão”, no interior do concelho de Alcácer do Sal.

“Serão [administradas] 404 vacinas, o que corresponde a cerca de 30% das pessoas que neste momento têm necessidade”, indicou Vítor Proença, acrescentando tratar-se de “um universo de 1.200 pessoas” em todo o concelho.

Apesar de “otimista” com o arranque do processo de vacinação no concelho de Alcácer do Sal, o autarca diz que o número de doses “é insuficiente”, alertando para “a necessidade de se assegurar mais vacinas para o Alentejo e para, Alcácer do Sal, em particular”.

Os utentes que durante os próximos três dias serão inoculados com a primeira dose da vacina foram contactados pelos serviços do Centro de Saúde de Alcácer do Sal, num procedimento que “permitiu identificar com maior rigor aqueles que serão abrangidos”.

“Havia casos, cuja base de dados teve de ser atualizada e pessoas que, num primeiro contacto, não quiseram tomar a vacina com algum receio, mas depois de falarem com os profissionais de saúde aceitaram ser vacinados”, acrescentou.

Está prevista a cedência de transporte, por parte da câmara municipal, aos utentes que não tenham meios para realizar a deslocação.

Em comunicado, o município refere que, em conjunto com o Centro de Saúde de Alcácer do Sal, “prepararam os dois espaços que irão receber esta campanha de vacinação, sempre com o apoio do Serviço Municipal de Proteção Civil”.

O processo arranca quinta-feira, às 09:00, no centro de vacinação do Pavilhão Gimnodesportivo de Alcácer do Sal e serão vacinados idosos acima dos 80 anos e pessoas entre os 50 e os 79 anos com comorbilidades de risco, de acordo com o Plano Nacional de Vacinação Covid-19.

A pandemia de Covid-19 provocou, pelo menos, 2.419.730 mortos no mundo, resultantes de mais de 109,4 milhões de casos de infeção, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 15.522 pessoas dos 788.561 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

LUSA

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Klépierre lança ‘Hora Serena’ para inclusão no autismo

A Klépierre implementou a “Hora Serena” nos seus centros comerciais em Portugal, uma iniciativa que ajusta luzes e sons para criar um ambiente inclusivo para pessoas com perturbações do espectro do autismo (PEA) e hipersensibilidade sensorial.

Estudo português revela: VSR mais letal que gripe em adultos

Estudo realizado no Hospital de Matosinhos confirma que o vírus sincicial respiratório (VSR) em adultos, embora menos prevalente que a gripe, resulta em maior mortalidade, complicações e custos hospitalares, sublinhando a urgência de prevenção em quem tem mais de 60 anos.

ANDAR Celebra 30 Anos de Apoio aos Doentes com Artrite Reumatóide

A ANDAR celebra 30 anos de dedicação aos doentes com Artrite Reumatóide no Dia Nacional do Doente, a 5 de abril. A associação promove eventos em Lisboa para reforçar o apoio aos pacientes e divulga avanços terapêuticos nas suas Jornadas Científicas.

Daniel Gaio Simões Assume Liderança da Bayer Portugal

Daniel Gaio Simões é o novo Country Head da Bayer Portugal, sucedendo a Marco Dietrich. Com uma carreira sólida na indústria farmacêutica e regulamentação, assume a liderança num momento de reorganização global da Bayer, integrando o cluster ibérico sob Jordi Sanchez

SNS Abre 200 Vagas para Progressão na Carreira Farmacêutica

O Serviço Nacional de Saúde (SNS) vai abrir 200 vagas para progressão na carreira farmacêutica, incluindo 50 para avaliadores séniores e 150 para avaliadores. A medida integra um acordo entre o Ministério da Saúde e o Sindicato dos Farmacêuticos, com revisão salarial e integração de residentes.

Congresso Update em Medicina Reconhece Excelência Social

Dois projetos inovadores que promovem o acesso à saúde para mulheres migrantes e pessoas sem-abrigo foram distinguidos com o Prémio Fratelli Tutti 2025. As iniciativas já estão a transformar vidas e serão celebradas no Congresso Update em Medicina, de 30 de abril a 2 de maio, em Coimbra.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights