Iraque administra primeiras vacinas contra a Covid-19 a três dias da visita do Papa Francisco

2 de Março 2021

O Iraque iniciou esta terça-feira a campanha nacional de vacinação contra a doença Covid-19, a três dias do início de uma visita classificada como histórica do Papa Francisco ao país.

A campanha arrancou após o país ter recebido esta terça-feira uma doação de Pequim de 50.000 doses da vacina contra a Covid-19 desenvolvida pela farmacêutica estatal chinesa Sinopharm.

“A campanha de vacinação contra o novo coronavírus começou na Cidade da Saúde e no centro de saúde de Mustansiriya, em Bagdad [capital do país]”, informou o Ministério da Saúde iraquiano, num comunicado.

Posteriormente, o porta-voz do ministério, Saif al-Badr, indicou numa conferência de imprensa que as vacinas tinham sido igualmente distribuídas em outros centros de saúde da capital iraquiana e em outras províncias do país.

Já em declarações à agência noticiosa estatal INA, o ministro da Saúde iraquiano, Hassan al-Tamimi, afirmou, por sua vez, que o país espera a chegada de 16 milhões de doses de vacina através da plataforma internacional COVAX, iniciativa liderada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) que visa assegurar o acesso global e equitativo às vacinas, em particular nos países mais pobres.

O ministro acrescentou ainda que o Iraque firmou um acordo com a norte-americana Pfizer para o fornecimento de mais 1,5 milhões de doses da vacina que o grupo farmacêutico desenvolveu em parceria com a empresa alemã BioNTech.

O Governo iraquiano, que mantém conversações para completar a sua campanha de vacinação, também fechou um acordo com a China para o fornecimento de duas milhões de doses da vacina Sinopharm.

O arranque da vacinação no Iraque ocorre três dias antes do início da visita do Papa Francisco ao país, prevista para 05 a 08 de março, e numa altura em que o país árabe está a enfrentar, desde o início de fevereiro, uma segunda vaga de casos de infeção pelo novo coronavírus.

Na segunda-feira, o Iraque registou 3.599 novos contágios e 22 óbitos associados à doença Covid-19, o que elevou os números totais do país, um dos mais afetados na região do Médio Oriente, para quase 700.000 infetados e 3.708 mortos desde o início da crise pandémica.

Perante tal cenário, o Governo iraquiano impôs várias restrições, como um recolher obrigatório, o encerramento das escolas, dos centros comerciais e de restaurantes, bem como proibiu deslocações entre províncias e a realização de eventos religiosos.

Entre os vários casos de contágio registados recentemente no país destacam-se o representante diplomático do Vaticano em Bagdad, o núncio apostólico Metja Leskovar, e o porta-voz do grande ‘ayatollah’ Ali Sistani, a mais alta autoridade xiita do Iraque, com quem o Papa Francisco tem previsto um encontro durante a sua visita ao território iraquiano.

Lusa/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Prémio Inovação em Saúde: IA na Sustentabilidade

Já estão abertas as candidaturas à 2.ª edição do Prémio “Inovação em Saúde: Todos pela Sustentabilidade”. Com foco na Inteligência Artificial aplicada à saúde, o concurso decorre até 30 de junho e inclui uma novidade: a participação de estudantes do ensino superior.

Torres Novas recebe IV Jornadas de Ortopedia no SNS

O Centro de Responsabilidade Integrado de Ortopedia da ULS Médio Tejo organiza as IV Jornadas dos Centros de Responsabilidade Integrados na área da Ortopedia este sábado, 12 de abril, no Teatro Virgínia, em Torres Novas. O evento reúne especialistas nacionais e internacionais.

SPMS alerta para esquema de phishing em nome do SNS

Os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS) alertam para um esquema fraudulento envolvendo mensagens SMS em nome do SNS. As falsas comunicações pedem atualização de registo para evitar perda de acesso aos cuidados de saúde, mas visam roubar dados pessoais ou instalar vírus.

Saúde mental prioritária: 1 psicólogo por cada 500 alunos

A nova Lei n.º 54/2025 estabelece um rácio de 1 psicólogo por cada 500 alunos nas escolas públicas e cria uma rede de serviços de psicologia no ensino superior, incluindo uma linha telefónica gratuita. Estas medidas reforçam a saúde mental e o bem-estar educacional em Portugal.

IGAS processa Eurico Castro Alves

A Inspeção-Geral das Atividades em Saúde (IGAS) anunciou hoje ter instaurado em novembro de 2024 um processo ao diretor do departamento de cirurgia do Hospital Santo António, no Porto.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights